A Federação Paulista de Futebol de Mesa começa 2013 com diversas alterações e muita disputa entre seus filiados, 2013 promete ser um grande ano para o futmesa paulista, confira o que aconteceu na assembleia geral da entidade. MODALIDADE 12 TOQUES
Aconteceu neste sábado as 10:00 horas da manhã do dia 19 de janeiro de 2013, a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da FPFM, em sua sede. Confira as alterações na parte tecnica das competições.
ASSUNTOS TÉCNICOS
FPFM apresenta as seguintes definições para 2013:
Todos os assuntos técnicos apresentados a seguir é um resumo do que já está definido para 2013. Todos os ajustes que forem necessários para atendermos da melhor forma possível, ainda poderão ocorrer pela direção técnica, e os detalhes serão explicitados no regulamento 2013.
Qualquer item que não for mencionado a seguir será mantido conforme o ano de 2012.
Campeonato Paulista de Clubes
Pontuação
Os jogos individuais (botonista 1 x botonista 2) voltaram a valer 2 pontos para vitória, 1 ponto para empate, e 0 pontos para derrota. (Exemplo: Jogo com 6 atletas terá um resultado máximo de 72 x 0, jogo com 5 atletas terá o placar máximo de 60x0, e jogo com 4 atletas terá o placar máximo de 32x0);
A partida (clube 1 x clube 2) permanecerá com 3 pontos para vitória, 1 ponto para empate, e 0 pontos para derrota, para efeito de classificação.
O limite de jogos em outras categorias permanecerá 6 (seis) jogos, no máximo 1 atleta de outra categoria por rodada como foi em 2012.
Nenhum botonista das categorias adulto, sub 18 ou máster poderá jogar em mais de 2 séries, concomitantemente, como foi em 2012.
Sub18 continuam podendo optar jogar ilimitado em qualquer série, exceto Master, como foi em 2012.
Formatos de disputa
O formato de disputa de todas as séries será elaborado da forma mais atraente possível para que todas ou quase todas as equipes tenham chances de disputar o título.
Apresentamos a seguir um “resumo” dos formatos de disputa. Detalhes estarão explícitos no regulamento que será divulgado nos próximos dias e todos serão informados.
Série A1 – Confirmados, Corinthians, Circulo Militar, Meninos, Maria Zélia, Palmeiras, CREF, Clube do Botão, Cisplatina.
Será mantido com 6 atletas como em 2012.
O formato de disputa da série A1 2013, e distribuição dos grupos, foram divulgados em Novembro/2012 antes de o campeonato terminar. Teremos 8 equipes divididas em 2 grupos de 4 com base na classificação final de 2012. O formato de disputa será semelhante ao campeonato de futebol do estado do Rio de Janeiro. O formato permitirá que todos os clubes tenham chance de ir para a semifinal pelo menos até penúltima rodada do campeonato. Os detalhes serão apresentados no regulamento 2013
Os 2 piores colocados na classificação geral de 2013 cairão para a série A2.
Série A2 – Confirmados Portuguesa Santista, XV de Agosto, Nacional, Noroeste, Flamengo e Liga Jacareiense.
Será mantida com 5 atletas, como em 2012;
6 clubes jogarão entre si em turno único classificando para as semi-finais os 4 primeiros colocados. Teremos jogos de ida e volta nas semi-finais e final.
Os 2 primeiros colocados subirão para a série A1 em 2014.
Série B - Confirmados: Circulo Militar, Clube do Botão, Meninos, Maria Zélia e Corinthians.
Será mantido com 5 atletas, como em 2012
Forma de disputa: (idem 2012) 5 clubes jogarão em turno e returno. O campeão de cada turno disputará a final em jogo único.
Série C - Confirmados Nacional, Circulo Militar, Cisplatina, Flamengo, Meninos, Ocian e Corinthians. (Temos mais uma vaga para totalizar 8 clubes)
Será mantido com 4 atletas, como foi em 2012;
Será com o menor número de rodadas possível durante o ano;
Ao contrário de 2012, poderão participar atleta que estiver regularmente inscrito na série C.
Equipes novas poderão jogar na série C, sendo este um incentivo da FPFM para que estas tenham um ano de preparação antes de entrarem na A2, lembrando que isto pode ocorrer apenas no primeiro ano de participação do clube em torneios oficiais da federação;
Para os clubes existentes, novamente solicitamos que a série C seja destinada aos jogadores que poucas chances de jogar nas séries A/B/M, ou atletas que estejam retornando ao futebol de mesa;
Forma de disputa: (semelhante 2012) 8 clubes dividos em 2 grupos de 4 disputarão 4 etapas durante o ano.
Série Master - Corinthians, Maria Zélia, Nacional e Cisplatina.
Será mantido com 5 atletas, como em 2012;
Forma de disputa: (idem 2012) 4 clubes jogarão em turno e returno. O campeão de cada turno disputará a final em jogos de ida e volta.
Série Interior
A FPFM deixou claro o interesse em tentar fazer um campeonato de equipes regionalizado no interior/litoral, entretanto, alguns clubes não puderam confirmar dado a estrutura que ainda é pequena.
Torneios individuais
Os torneios individuais (todos) terão os nomes (nas categorias) alterados para 1ª divisão, 2ª divisão, 3ª divisão e assim por diante. Ou seja, deixam de existir série Ouro, Prata, Bronze, etc.
Exclusivamente para os torneios “Open”, os 3 (três) primeiros colocados garantem vaga na divisão acima e os 3 ( três) últimos são rebaixados para a divisão abaixo. Os demais participantes de cada série serão baseados no ranking.
Super Open, Taça SP, Paulista Individual permanecem baseado em ranking.
Opens do Interior a princípio continuarão como em 2012, baseado em ranking. Se o número de inscritos no interior excederem a quantidade limite, serão criadas as divisões necessárias e disputadas em dias diferentes, ou a critério da diretoria técnica.
A Federação relembra aos filiados que criou o Torneio FPFM Tour e os participantes marcam pontos para o ranking, portanto solicitamos que os clubes incentivem tal competição.
Paulista e Taça SP
Em 2013, o formato de disputa será invertido com a Taça SP, ou seja, a Taça SP será disputada por 16 atletas por divisão e o Paulista Individual será disputado com 12 atletas por divisão.
Opens
Capital - Serão mantidos, entretanto a federação estudará possibilidades de alteração para um formato que permita que todos tenham chance de participar até o final. Em geral o formato de disputa tradicional (4 grupos de 8) permanecerá, entretanto, poderemos vir a fazer testes em um ou dois torneios durante o ano com novos formatos;
Interior - Os Opens do interior serão mantidos e inclusive há possibilidades de realizarmos Opens do litoral desde que tenhamos numero de atletas para tal.
Sub18
guimos aumentar a quantidades de participantes no Sub18, entretanto ainda não é suficiente para jogarem em uma série separada, o sub 18 continuará isento de taxas exceto carteirinha e outros custos obrigatórios da F
ConsePFM.
Maiores informações confira o site da FPFM.