Final de ano se aproximando e os grandes lançamentos de PS3, X-Box 360 e PC finalmente começam a chegar as lojas brasileiras. E essa semana foi a vez do muito aguardado PES 2013, que nos últimos anos vem perdendo espaço para o seu grande concorrente FIFA e que prometia muitas novidades e melhoras para essa versão. Bom, ao que tudo indica, as coisas podem começar a mudar.
Convidamos os botonistas Vitinho, Espel e Noriaki para analisar a versão 2013 da produtora Konami, que de cara já mostra uma boa evolução.
A começar pelo gráfico, que impressiona pela qualidade e nitidez nas partidas.Conta com detalhes dos jogadores, campo e torcida incríveis. Os cantos dos torcedores da casa estão mais fiéis ao real, dando realmente a impressão de se estar em um estádio de futebol. Em jogos de times de menor expressão é possível ver espaços na arquibancada, e também ouvir as orientações do treinador na beira do campo.Tudo isso com a divertida narração de Silvio Luiz e comentários de Mauro Betting.

Mas as melhores novidades ainda estão por vir.
Primeiro o replay, que está um pouco melhor esse ano. Antes, todas as jogadas eram mostradas novamente, até mesmo as sem o menor perigo. Agora, os lances a serem mostrados de novo estão mais bem escolhidos, e o início da repetição se dá mais perto da conclusão do lance. Para Noriaki, esse foi um grande avanço ''Mesmo com a minha paciência oriental, era muito chato ter que ver todos os lances novamente do começo né?hehehe, hihihi''
Quando se fala na disputa entre PES x FIFA, o carro chefe de Pro Evolution é a opção de torneios continentais licenciados. E esse ano PES abocanhou o grande trunfo do rival aqui no Brasil até então.
Além de disputar a UEFA Champions League, Europa League e a Taça Libertadores da América, agora contamos com o Campeonato Brasileiro, com todos os 20 times licenciados para disputa. No modo carreira, o jogador pode por exemplo disputar o Brasileirão em uma temporada, e garantir classificação para a Taça Libertadores da temporada seguinte. Isso tudo em paralelo ainda com a Copa do Brasil. Além disso, os estádios do Morumbi e Vila Belmiro estão presentes no jogo, deixando as partidas do campeonato nacional ainda mais interessantes. Vitinho gostou do que viu ''O Fifa já contava com o Brasileirão, mas vários times vem com nome e uniforme genérico. A possibilidade de jogar o Brasileiro e a Libertadores agradou tanto a mim quanto aos meus amiguinhos do colégio''

Mais mudanças: goleiros mais inteligentes, marcação mais real e eficiente, e controle de bola, passes e dribles muito mais dinâmicos com o aprimorado PES FULL CONTROL prometem elevar PES 2013 novamente ao status de ''preferido'' dos gamers. Espel, grande fã de FIFA, depois de jogar a nova versão de PES começou a mudar seu conceito ''Antes os jogadores se movimentavam de forma robotizada, o jogo era lento, o chute impreciso e não simulava uma partida de verdade. Me surpreendi muito com o jogo desse ano''.
Mas a Konami acertou em cheio mesmo nessa versão quando finalmente aprimorou o chute a gol. Nas versões anteriores, o jogador não tinha total controle sobre o destino da bola. ''Balõezinhos'' e chutes sem nenhuma direção na cara do gol eram frequentes, o que irritava demais os jogadores. Em PES 2013 você pode escolher com mais precisão em qual canto chutar a bola, se de bico ou colocada, sem aqueles chutes esquisitos dos anos anteriores.

Mas o game não vem acompanhado só de boas notícias. A seguir alguns problemas detectados na versão 2013:
- A narração de Silvio Luiz e comentários de Mauro Betting quase não sofreram alterações para esse ano. Portanto, você vai ouvir as mesmas piadas e brincadeiras que estavam em PES 2012.
- Os times ingleses seguem sem a licença. Manchester City, Arsenal, Chelsea entre outros possuem apenas seus jogadores reais, com uniforme, escudo e nome genérico.
- A liga Brasileira já foi um grande avanço, mas poucos jogadores são realmente parecidos com a realidade. Além disso, alguns elencos já chegam desatualizados, necessitando da primeira atualização on-line. Fora a qualidade dos jogadores, muito inferiores aos de outros campeonatos do game.
Resumindo, PES promete entrar forte na briga esse ano. E na disputa PES X FIFA, podemos dizer que já existe um vencedor: os amantes de videogame, que contam com 2 excelentes simuladores de futebol.