A CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) regula e orienta a prática do esporte no Brasil. Uma das principais lutas dos praticantes é fazer com que o esporte seja conhecido pelos leigos como Futebol de Mesa e não como Jogo de Botão, pois essa associação faz com que o esporte esteja ligado à prática de um jogo infantil o que dificulta seu reconhecimento público como esporte e, conseqüentemente, seu desenvolvimento.
Após o reconhecimento institucional do Futebol de Mesa como esporte, as modalidades passaram por um crescimento estrutural e conceitual sem precedentes. As federações estaduais foram organizando-se e ganhando "status" semi-profissional e atualmente, existe uma interligação estrutural entre os eventos promovidos pelas federações estaduais. A Confederação e as federações de futebol de mesa (futmesa), desenvolvem campeonatos nacionais e estaduais individuais e por equipes. Os grandes clubes de futebol têm equipes participando, como Corinthians, Circulo Militar, Maria Zélia, Nacional, Palmeiras, Rio Branco e Santos em São Paulo e América, Botafogo, Bangu, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama no Rio de Janeiro, Goias em Goias, curitibanos, Gremio Londrinense, Londrina no Parana.
Modalidade Bola 12 Toques
O Campeonato Brasileiro Individual da modalidade Bola 12 Toques é disputado desde o final do anos 80, mais precisamente em 1989.
O Campeonato Brasileiro de Clubes da modalidade Bola 12 Toques é disputado desde de 2007.
Em 2009 foi realizado na cidade de Budapeste (Hungria) o primeiro Campeonato Mundial da modalidade Bola 12 Toques, por equipes e individual.
Modalidade Bola 3 Toques
Inicialmente conhecida como "Regra Carioca". O Campeonato Brasileiro Individual da modalidade Bola 3 Toques é disputado desde o início do anos 80.
Em 2005 foram criadas as Copas do Brasil Individual e de Clubes.
Modalidade Disco
Inicialmente conhecida como "Regra Baiana". O Campeonato Brasileiro Individual da modalidade Bola 3 Toques é disputado desde o início do anos 70.
fonte: http://www.futeboldemesanews.com.br