De segunda até quinta-feira estaremos contando as histórias do futebol de mesa dentro de quatro clubes selecionados para este início. Na segunda estaremos contando a história da APCFM-Associação Poços Caldense de Futebol de Mesa, na terça estaremos contando sobre a AUFM - Associação Ubatense de futebol de mesa, na quarta estaremos contanto do santos e na quinta a do palmeiras.
AUFM - ASSOCIAÇÃO UBATENSE DE FUTEBOL DE MESA
Fundada em 1995, utilizou a bolinha "chata" (pastilha) até o ano 2000, quando utilizava uma regra própria, chamada de "Regra Caiçara". A partir de 2001, implantou a regra "12 Toques" e passou a utilizar a bolinha de feltro para as principais competições.
Em 2006, botonistas da AUFM passaram a participar dos torneios da Federação Paulista e da Confederação Brasileira. No mesmo ano, foi uma das fundadoras da Liga Litoral Norte e Vale do Paraíba de Futebol de Mesa - Liga LitoVale - e em 2007 começou a disputar as competições regionais por equipes ou individualmente.
Internamente, a AUFM conta com cerca de 30 associados (entre adultos e juvenis) disputando regularmente seus eventos, compostos de um circuito principal chamado "Grand Slam" (5 principais eventos promovidos) e os Torneios Regulares, menores em importância se comparados ao Grand Slam. O calendário é anual e todo evento conta pontos para o Ranking Municipal de Ubatuba, que classifica os 8 melhores botonistas, ao final do ano, para as Copas dos Campeões, além de servir de parâmetro para a escalação da Equipe oficial da AUFM nas disputas da Liga LitoVale e da equipe de Ubatuba nos torneios inter-municipais como os Jogos Regionais.
A AUFM mantém, desde 2006 uma Escolinha para jovens de até 17 anos, em que são ensinados os fundamentos do esporte, na teoria e na prática, além de noções de desportividade, bom comportamente, companheirismo, etc. Os resultados alcançados estão acima do esperado e, além da formação de botonistas que passaram a integrar o quadro de associados da entidade, a Escolinha rendeu uma equipe Infanto/Juvenil que foi por 3 anos seguidos finalista do Paulista Sub20, ficando com o título estadual em 2010.
..:: Símbolos Oficiais ::..
Brasão

O símbolo que representa a AUFM visualmente é o Brasão Oficial da entidade, desenvolvido por Ralph Luiz Solera em 1997, juntamente com outros dois modelos, com sutis diferenças. Os 3 modelos foram então levados à votação em Assembléia Extraordinária da AUFM, especialmente para que fosse feita a escolha do símbolo (até então a AUFM não tinha nenhum símbolo oficial). Por votação unânime, dos Diretores da época, o Brasão atual foi escolhido como sendo o oficial e desde então e para sempre (de acordo com o Estatuto), o Brasão da AUFM não poderá ser alterado em hipótese alguma, assim como o nome da entidade (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa). O Brasão tem como fonte de inspiração a linda bandeira de Ubatuba, cidade da qual a associação se orgulha de pertencer. As cores das letras "AUFM" são em amarelo e rodeadas de vermelho em homenagem ao canto esquerdo da bandeira, onde fica a Santa Cruz. As listras verticais são também em homenagem à Bandeira, inclusive as cores das mesmas, mudando apenas a posição (na Bandeira as listras são horizontais), pois no caso do Brasão, a disposição ficou mais harmonioza desta maneira. As quatro estrelas vermelhas do Brasão são em homenagem aos quatro sócios-fundadores da AUFM: Cláudio Oliveira Jr, Luciano Calliani, Ralph Luiz Solera e Sílvio César Fonseca.
Bandeira

Outro símbolo que representa a AUFM é sua bandeira, inspirada nas cores do brasão e usada sempre que a equipe oficial disputa um evento representando a entidade.