sábado, 30 de junho de 2012

TAÇA SÃO PAULO 2012



Acontece hoje sábado (30) a Taça São Paulo 2012 e o Corinthians Paulista estará sendo representado por 17 botonistas divididos entre as séries.

De acordo com o ranking paulista, na Série Ouro que será disputada no Corinthians os botonistas Valbono, Kleber e Tadeu tentarão o título para o Coringão.

A Série Prata terá os corinthianos Alessandro e Rodrigo Moro. Na Bronze, o Todo Poderoso terá Lopes e Nilo. Na Série Extra, os botonistas Galdeano e Tele e na Cobre, Dani, Barbosa e Capelli representarão o Corinthians.

Pela Categoria Master Ouro, o Corinthians estará disputando a competição com os botonistas Alencar e Henrique e pela Master Prata, competirá com Atienza, Mauro Figueiredo e Britão.

VAI CORINTHIANS!!!!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

CORINTHIANS PAULISTA É CAMPEÃO DA 3ª ETAPA - COPA FPFM



Aconteceu no último sábado (23), na sede do Flamengo F.C., em Americana, a 3ª etapa da Copa FPFM / Série C e o Corinthians conquistou o terceiro título em três etapas disputadas. Além do título, o Corinthians conquistou a vaga na grande final, pois não pode mais ser alcançado pelos adversários do grupo faltando uma etapa.

Na etapa de sábado, o Coringão estreou jogando contra a equipe do Cisplatina e venceu sem maiores dificuldades pelo placar de 30 a 15, garantindo vaga na final contra a equipe do Clube do Botão de Campinas que venceu o Flamengo de Americana.

A final foi muito equilibrada, mas o Corinthians conseguiu abrir boa vantagem ao término da primeira rodada (8 a 2) e aí foi só administrar as outras 3. Placar final de 23 a 20 para o Corinthians e mais um título para a galeria do Todo Poderoso.

Jogaram pelo Corinthians esta etapa os botonistas Dani, Yuan, Cebola, Nilo e Rodrigo Moro.

Pelo grupo A o campeão da tericeira etrapa foi o Nacional A.C.. O resultado embolou o grupo e Meninos F.C., Circulo Militar SP e Nacional A.C. tem chances de ser campeão do grupo e enfrentar o Corinthians na grande final.

GRUPO B - Acumulado

Ord     Equipe                 J        PG       V      E       D         Pts +      Pts - SALDO
1 S.C. Corinthians Pta 6        30         6        0       0          161       107          54
2 Clube do Botão 6        15         2        0       4          114        150         -36
3 Cisplatina F.C. 6        14         3        0       3          142        123          19
4 Flamengo F.C. 6        10         1        0       5          114        151         -37


fonte: http://corinthiansfutmesa.blogspot.com.br

quinta-feira, 28 de junho de 2012

História do Palmeiras futmesa

De segunda até quinta-feira estaremos contando as histórias do futebol de mesa dentro de quatro clubes selecionados para este início. Na segunda estaremos contando a história da APCFM-Associação Poços Caldense de Futebol de Mesa, na terça estaremos contando sobre a AUFM - Associação Ubatense de futebol de mesa, na quarta estaremos contanto do santos e na quinta a do palmeiras.





Histórico

O departamento de Futebol de Mesa do Palmeiras foi fundado em julho de 1987 por iniciativa de João Luiz Gil, que montou a primeira equipe de botonistas do Verdão.

A estreia do alviverde aconteceu no Campeonato Paulista de 1988, organizado pela Federação Paulista de Futebol de Mesa, para celebrar o reconhecimento oficial como modalidade esportiva.

O Verdão terminou na 4º colocação. Mas isto não foi motivo para desânimo, pelo contrário. Em pouco tempo, o botonismo alviverde tornou-se um dos mais vitoriosos departamentos esportivos do clube, credenciando a equipe de Palestra Itália como o clube mais vitorioso do Brasil nesta modalidade.

De lá para cá, são mais de uma centena de títulos conquistados (entre individuais e coletivos). Grandes nomes, como os irmãos e pioneiros no esporte Mauro César Michilin e Paulo César Michilin, compõem a equipe palmeirense da fundação do departamento até os dias atuais.

Nos últimos anos, o Palmeiras detém a hegemonia nacional do esporte ao vencer as três edições do Campeonato Brasileiro que foram organizadas pela entidade maior do esporte.

Conquistas

Campeão Brasileiro por equipes: 2007, 2008, 2009
Campeonato Paulista por equipes: 1990, 1992, 1998, 2003, 2007
Campeonato Paulista Aspirantes por equipes: 1989, 1990, 1991, 1992, 1998, 2000, 2007
Torneio Início do Campeonato Paulista por equipes: 1993, 1995, 1997, 1998, 2009
Campeão Mundial: 2009
Campeão Brasileiro: 2009
Campeão do Torneio Início do Campeonato Paulista: 2009

Informações
(11) 3874 6500 – Departamento de Esportes Amadores

fonte: http://www.palmeiras.com.br

quarta-feira, 27 de junho de 2012

História do Santos futmesa

De segunda até quinta-feira estaremos contando as histórias do futebol de mesa dentro de quatro clubes selecionados para este início. Na segunda estaremos contando a história da APCFM-Associação Poços Caldense de Futebol de Mesa, na terça estaremos contando sobre a AUFM - Associação Ubatense de futebol de mesa, na quarta estaremos contanto do santos e na quinta a do palmeiras.



O Futebol de Mesa do Santos Futebol Clube foi criado em 1997, por um grupo de botonistas e associados do Peixe. Hoje, conta com aproximadamente 20 atletas, que disputam várias competições estaduais e nacionais.

O Santos FC é filiado à Federação Paulista de Futebol (FPFM) desde a fundação do time em 1997, disputando ininterruptamente seus campeonatos oficiais.

Nesses campeonatos, o Clube sempre realiza grandes campanhas, já tendo conquistado títulos importantes. O início desta história se dá no Campeonato Paulista de 1997, quando o Santos FC encerrou a competição na terceira posição
.
Desde então, o Alvinegro Praiano está presente nas principais competições do esporte no Brasil. Outro título importante foi a conquista da Taça Interestadual Tácito Paiva em 2003, diante do CR Vasco da Gama (RJ), e o primeiro título de Campeonato Paulista de Equipes em 2006.

Além dos campeonatos por equipes, o Futebol de Mesa também é disputado na categoria individual. Nessa categoria, Ricardo Gonçalves Alves (Kiko) foi campeão Brasileiro em 2002 Série Masters e Robertinho conquistou a Copa do Brasil de 2007, realizada em Blumenau.

terça-feira, 26 de junho de 2012

História da AUFM


De segunda até quinta-feira estaremos contando as histórias do futebol de mesa dentro de quatro clubes selecionados para este início. Na segunda estaremos contando a história da APCFM-Associação Poços Caldense de Futebol de Mesa, na terça estaremos contando sobre a AUFM - Associação Ubatense de futebol de mesa, na quarta estaremos contanto do santos e na quinta a do palmeiras.

AUFM - ASSOCIAÇÃO UBATENSE DE FUTEBOL DE MESA

Fundada em 1995, utilizou a bolinha "chata" (pastilha) até o ano 2000, quando utilizava uma regra própria, chamada de "Regra Caiçara". A partir de 2001, implantou a regra "12 Toques" e passou a utilizar a bolinha de feltro para as principais competições.

Em 2006, botonistas da AUFM passaram a participar dos torneios da Federação Paulista e da Confederação Brasileira. No mesmo ano, foi uma das fundadoras da Liga Litoral Norte e Vale do Paraíba de Futebol de Mesa - Liga LitoVale - e em 2007 começou a disputar as competições regionais por equipes ou individualmente.

Internamente, a AUFM conta com cerca de 30 associados (entre adultos e juvenis) disputando regularmente seus eventos, compostos de um circuito principal chamado "Grand Slam" (5 principais eventos promovidos) e os Torneios Regulares, menores em importância se comparados ao Grand Slam. O calendário é anual e todo evento conta pontos para o Ranking Municipal de Ubatuba, que classifica os 8 melhores botonistas, ao final do ano, para as Copas dos Campeões, além de servir de parâmetro para a escalação da Equipe oficial da AUFM nas disputas da Liga LitoVale e da equipe de Ubatuba nos torneios inter-municipais como os Jogos Regionais.

A AUFM mantém, desde 2006 uma Escolinha para jovens de até 17 anos, em que são ensinados os fundamentos do esporte, na teoria e na prática, além de noções de desportividade, bom comportamente, companheirismo, etc. Os resultados alcançados estão acima do esperado e, além da formação de botonistas que passaram a integrar o quadro de associados da entidade, a Escolinha rendeu uma equipe Infanto/Juvenil que foi por 3 anos seguidos finalista do Paulista Sub20, ficando com o título estadual em 2010.

..:: Símbolos Oficiais ::..

Brasão


O símbolo que representa a AUFM visualmente é o Brasão Oficial da entidade, desenvolvido por Ralph Luiz Solera em 1997, juntamente com outros dois modelos, com sutis diferenças. Os 3 modelos foram então levados à votação em Assembléia Extraordinária da AUFM, especialmente para que fosse feita a escolha do símbolo (até então a AUFM não tinha nenhum símbolo oficial). Por votação unânime, dos Diretores da época, o Brasão atual foi escolhido como sendo o oficial e desde então e para sempre (de acordo com o Estatuto), o Brasão da AUFM não poderá ser alterado em hipótese alguma, assim como o nome da entidade (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa). O Brasão tem como fonte de inspiração a linda bandeira de Ubatuba, cidade da qual a associação se orgulha de pertencer. As cores das letras "AUFM" são em amarelo e rodeadas de vermelho em homenagem ao canto esquerdo da bandeira, onde fica a Santa Cruz. As listras verticais são também em homenagem à Bandeira, inclusive as cores das mesmas, mudando apenas a posição (na Bandeira as listras são horizontais), pois no caso do Brasão, a disposição ficou mais harmonioza desta maneira. As quatro estrelas vermelhas do Brasão são em homenagem aos quatro sócios-fundadores da AUFM: Cláudio Oliveira Jr, Luciano Calliani, Ralph Luiz Solera e Sílvio César Fonseca.

Bandeira


Outro símbolo que representa a AUFM é sua bandeira, inspirada nas cores do brasão e usada sempre que a equipe oficial disputa um evento representando a entidade.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

História da APCFM

De segunda até quinta-feira estaremos contando as histórias do futebol de mesa dentro de quatro clubes selecionados para este início. Na segunda estaremos contando a história da APCFM-Associação Poços Caldense de Futebol de Mesa, na terça estaremos contando sobre a AUFM - Associação Ubatense de futebol de mesa, na quarta estaremos contanto do santos e na quinta a do palmeiras.

APCFM - ASSOCIAÇÃO POÇOS CALDENSE DE FUTEBOL DE MESA

História do Futebol de Mesa em Poços de Caldas.

Em 1997, Rafael codinome Ratão, convidou alguns amigos para jogar um campeonato de futebol de botão, com intuito de relembrar os bons tempos de crianças, porém dessa vez, todos eram adultos e não jogavam a muitos anos. O campeonato plantou a semente para aquilo que ainda viria. Em 2003 o mesmo pessoal retomou a idéia do campeonato de futebol de mesa, mais dessa vez, decidiu-se fazer uma coisa mais séria. O primeiro passo foi tomar conhecimento da regra 12 toques e adaptá-la de acordo com as limitações e necessidades dos jogadores. O campeonato de 2003 foi disputado como o brasileiro, como só tínhamos uma mesa, cada botonista jogava 1 jogo por fim de semana, tendo a duração de 6 meses. A classificação do campeonato foi o seguinte:

CAMPEÃO ARAF
VICE GUS
3º LUGAR RATÃO
4º LUGAR VALDECI
5º LUGAR FÁBIO
6º LUGAR FERNANDO
7º LUGAR RODRIGO
8º LUGAR DOUG

Após 2003, foram realizados outros 3 campeonatos nos mesmos moldes, e mais jogadores aderiram à idéia. Em 2004 foram dois campeonatos e mais um em 2005. 

Resultado 1º camp. 2004
CAMPEÃO FABIO
VICE RATÃO
3º LUGAR ARAF
4º LUGAR GUS
5º LUGAR CAGNANI
6º LUGAR FERNANDINHO
7º LUGAR VALDECI
8º LUGAR FERNANDO
9º LUGAR NILTON
10º LUGAR NANDO
11º LUGAR TONHO
12º LUGAR NICHOLAS
13º LUGAR JUNIOR
14º LUGAR RODRIGO

Resultado 2º camp. 2004
CAMPEÃO ARAF
VICE FÁBIO
3º LUGAR RATÃO
4º LUGAR PAULINHO
5º LUGAR GUS
5º LUGAR CAGNANI
5º LUGAR VALDECI
5º LUGAR NANDO
9º LUGAR FERNANDO
10º LUGAR TONHO
10º LUGAR NICOLAS
10º LUGAR NILTON

Resultado 2005
CAMPEÃO FÁBIO
VICE GUS
3º LUGAR CAGNANI
4º LUGAR NANDO
5º LUGAR RATÃO
6º LUGAR ARAF
7º LUGAR FERNANDO
8º LUGAR NICOLAS
9º LUGAR PAULINHO
10º LUGAR TONHO
11º LUGAR NILTON
12º LUGAR VALDECI

No começo de 2006, teve-se conhecimento que outras pessoas praticavam futebol de mesa na cidade desde o final de 2005, porém mais organizados que nós, com muitas mesas e adoção integral da regra 12 toques. Tais acontecimentos despertaram o interesse em unificar as competições. 

Após a unificação, tudo mudou, os campeonatos tornaram-se mais interessantes, e a prática habitual, despertando assim a necessidade da criação da APCFM.



APCFM 
Associação Poços Caldense de Futebol de Mesa.



Em dezembro de 2007, foi fundada a Associação Poços Caldense de Futebol de Mesa, com intuito de divulgar e organizar a prática desse esporte saudável na cidade de Poços de Caldas. Sem dúvidas é de grande importância a divulgação do futebol de mesa, pois muitas pessoas que brincaram do famoso futebol de botão desconhecem que tal brincadeira tornou-se uma modalidade esportiva organizada, com regras e campeonatos. Não faria sentido à divulgação se não existissem instrumentos hábeis para prática do esporte, sendo assim, a APCFM organiza os campeonatos para que se efetive a prática e permita desfrutar de momentos memoráveis e divertidos, em que os botonistas além de desenvolverem habilidades, criem laços de amizades. 

O estatuto da APCFM prevê 3 formas de competições aos associados, denominadas Campeonato Geral, Torneios e Campeonato Máster. 

O Campeonato Geral é disputado, dentre critérios estabelecidos, mensalmente, em datas pré-definidas em calendário, proporcionando a todos os participantes pontos de acordo com a classificação final, que são somados para o Ranking Geral, sendo que ao final do ano os dois primeiros são qualificados para o Campeonato Máster e todos os participantes recebem prêmios de acordo com sua classificação. 

Os Torneios, são campeonatos aleatórios, sem datas e critérios pré-definidos, que proporcionam pontos para um ranking paralelo, também qualificando os dois primeiros para o Campeonato Máster. Essa forma de competição não premiam os associados. 

O Campeonato Máster contempla os quatro melhores botonistas do ano, e se realiza no mês de dezembro. O campeão do Campeonato Máster será eleito o melhor botonista, e receberá o troféu de campeão do ano. 

A APCFM iniciou com 15 associados, mais espera, após os trabalhos de divulgação prevista para este ano, receber novos associados, que possam compartilhar desses momentos felizes de nossas vidas.

domingo, 24 de junho de 2012

8ª ETAPA - COPA MOSQUETEIRO

No dia 21/06/2012, no Sport Club Corinthians Paulista, na Arena Parque São Jorge, a 8ª etapa da Copa Mosqueteiro com a presença de 7 botonistas divididos em dois grupos.


 Valbono - 3º colocado, Kleber - campeão e Stan - vice campeão

Pelo Grupo A, Valbono venceu Dani e Lopes e se classificou para a semi final em 1º lugar. Lopes venceu Dani e se classificou com a 2ª colocação.

Pelo Grupo B, Kleber já mostrou na primeira fase que vinha embalado e venceu Alencar, Stan e Rodrigo Moro e se classificou com 100% de aproveitamento. Stan se classificou em 2º ao vencer Alencar e R. Moro.

Semi finais definidas com grandes partidas. Kleber e Lopes fizeram uma semi final equilibrada e o placar final foi 5 a 5, com Kleber se garantindo na final por ter melhor campanha na primeira fase. Já na outra semi final, Stan venceu Valbono por 5 a 3 e se garantiu em mais uma final.

Final equilibrada, com grande marcação de ambos os botonistas e o placar final foi 3 a 3. Resultado que garantiu o 3º título de Kleber por ter melhor campanha que Stan.

Na disputa pelo 3º lugar, Valbono venceu Lopes e se garantiu no pódio.

Classificação após 8 etapas:


sábado, 23 de junho de 2012

3ª ETAPA - COPA FPFM


Equipe corinthiana campeã das duas primeiras etapas

Após conquistar a as duas etapas que disputou da Copa FPFM, o Corinthians voltará jogar pelo campeonato no neste sábado, no dia 23/06/2012, na sede do Flamengo de Americana, valendo pela 3ª etapa.

Jogando pelo Grupo B, além do Corinthians teremos o Clube do Botão de Campinas, Cisplatina FC e Flamengo de Americana .

O Corinthians jogará a partir das 9hs contra o Cisplatina FC e vencendo enfrentará o ganhador de Flamengo e Clube do Botão na final.

A Copa FPFM / Série C está sendo disputada em 4 etapas sendo que as 3 primeiras tem a mesma forma de disputa e na 4ª etapa os confrontos da manhã serão baseados na classificação geral das 3 etapas anteriores onde teremos o 1º colocado x o 4º colocado, e o 2º colocado x o 3º colocado.

O Corinthians lidera o seu grupo após as duas etapas com 20 pontos, contra 10 do Cisplatina, 9 pontos do Clube do Botão e 7 pontos do Flamengo F.C. Dependendo do resultado da 3ª etapa o Corinthians já garantirá o título do grupo e a vaga na grande final que será disputada contra o vencedor do Grupo A que tem os clubes Circulo Militar SP, Nacional A.C., Meninos FC e Santos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Numa noite histórica, Corinthians chega à final da Libertadores


O dia 20 de junho de 2012 vai ficar marcado para sempre na história do Sport Club Corinthians Paulista. O Timão garantiu o empate em 1 a 1 contra o Santos na partida de volta da semifinal da Libertadores e se classificou, pela primeira vez, para a final da competição. Com a melhor campanha do torneio e sendo a única equipe que ainda não perdeu, o Alvinegro agora jogará com o Boca Juniors, jogo que será realizado no dia 27/06 em Buenos Aires no estádio da La Bombonera e no dia 04/07 em São Paulo no estádio do Pacaembu.

A partida começou com ambas as equipes se estudando. Nos minutos iniciais, o destaque no Pacaembu foi o Bando de Loucos, que gritava sem parar e fazia uma linda festa. Aos 20 min, o Alvinegro chegou muito perto de abrir o placar. Alex cobrou falta no ângulo, mas Rafael fez milagre e salvou o Santos, espalmando para escanteio.

Torcida fazendo o mosaico mais bonito

Crédito: Leandro Moraes/UOL
Fonte: UOL


No último lance da primeira etapa, Jorge Henrique mergulhou de cabeça e mandou no canto, mas o goleiro santista novamente deu uma ponte e evitou o empate da equipe do parque São Jorge. Dessa forma, o primeiro tempo foi encerrado com a vitória parcial do adversário por 1 a 0.

Logo na volta para a etapa final, o Pacaembu explodiu de alegria! Após cruzamento na área de Alex, Danilo aproveitou a sobra e, calmamente, tocou no canto e tirou Rafael da jogada! O Corinthians empatava o duelo logo aos 02 min do segundo tempo!

Danilo comemora o gol de empate do Corinthians

Crédito: Leandro Moraes/UOL
Fonte: UOL


Paulinho mandou uma bomba na trave aos 22 min depois de receber cruzamento de Alex, mas o bandeirinha já havia marcado impedimento do volante. Alex teve uma ótima chance de marcar o segundo do Alvinegro aos 30 min. Chicão tocou de lado para o meia em cobrança de falta e o camisa 12 meteu a bomba. A bola foi no meio do gol, facilitando a defesa de Rafael.

Nos minutos finais do jogo, o Santos ficou a maior parte do tempo no ataque, mas a melhor defesa da história da Libertadores não deixou sequer a equipe da Vila Belmiro chegar com perigo na área de Cássio. Com três de acréscimo, os guerreiros alvinegros seguraram a bola e garantiram, pela primeira vez, a vaga do Corinthians na final da Libertadores.

O Sport Club Corinthians Mineiro parabeniza o Sport Club Corinthians Paulista pela sua bela classificação a final da Taça Libertadores da America.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Oração para São Jorge


Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro e protetor, invencível na fé em Deus, que por ele sacrificou-se, traga em vosso rosto a esperança e abri os meus caminhos. 

Com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, eu andarei vestido, para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter, para me fazerem mal.

Armas de fogo ao meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo tocar. 

Ó Glorioso nobre cavaleiro da cruz vermelha, vós que com a sua lança em punho derrotaste o dragão do mal, derrote também todos os problemas que por ora estou passando.

Ó Glorioso São Jorge, em nome de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia.

Ó Glorioso São Jorge, em nome de Deus, seja meu defensor e estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a vossa força e grandeza contra as maldades e perseguições dos meus inimigos carnais e espirituais. 

Ó Glorioso São Jorge, debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. 

Ó Glorioso São Jorge, ajudai-me a superar todo o desânimo e a alcançar a graça que agora vos peço (faça agora seu pedido justo).

Ó Glorioso São Jorge, neste momento tão difícil da minha vida eu te suplico para que o meu pedido seja atendido e que com a sua espada, a sua força e o seu poder de defesa eu possa cortar todo o mal que se encontra em meu caminho. 

Ó Glorioso São Jorge, dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé, meu ânimo de vida e auxiliai-me em meu pedido. 

Ó Glorioso São Jorge, traga a paz, amor e a harmonia ao meu coração, ao meu lar e a todos que estão em minha volta. 

Ó Glorioso São Jorge, pela fé que em vós deposito: guiai-me, defendei-me e protegei-me de todo o mal. Amém.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sociedade Mineira representa Minas Gerais no Campeonato Mundial de Futebol de Mesa


No primeiro dia de disputa, 12 grupos de 8 atletas, onde os 4 primeiros de cada grupo se classificaram para a próxima seletiva, e os 4 últimos disputaram a Taça Rio. Fernando disputou ponto a ponto a classificação, mas acabou empatando seu último jogo e não conseguiu a vaga, ficando apenas 1 ponto atrás de Pedreira/RJ. Carioca não foi bem e também não conseguiu a classificação. Já Daniel fez uma ótima campanha e conseguiu a classificação, deixando para trás alguns favoritos como Evandro, do Ginástico, e Bernando, do Petropolitano.

A Sociedade Mineira marcou presença no principal torneio de futebol de mesa do mundo: o 2° Campeonato Mundial de Futebol de Mesa, realizado em Copacabana, Rio de Janeiro, nos dias 7 a 10 de junho.


Daniel, Fernando e Carioca saíram de Poços de Caldas na madrugada do dia 7 e encararam mais de 6 horas de viagem para participar deste evento, que contou com a presença de 96 brasileiros, que disputaram a seletiva, e atletas vindos de países como Hungria, Romênia, Portugal, Itália, Argentina, Austrália e Japão.


No primeiro dia de disputa, 12 grupos de 8 atletas, onde os 4 primeiros de cada grupo se classificaram para a próxima seletiva, e os 4 últimos disputaram a Taça Rio. Fernando disputou ponto a ponto a classificação, mas acabou empatando seu último jogo e não conseguiu a vaga, ficando apenas 1 ponto atrás de Pedreira/RJ. Carioca não foi bem e também não conseguiu a classificação. Já Daniel fez uma ótima campanha e conseguiu a classificação, deixando para trás alguns favoritos como Evandro, do Ginástico, e Bernando, do Petropolitano.

Simutaneamente foi disputado o torneio Individual e de Duplas da modalidade SectorBall.



Após os jogos, apesar de cansados, Daniel, Fernando e Carioca encararam a chuva e foram até o Engenhão assistir Botafogo x Cruzeiro.

No segundo dia de disputa, pelo mundial, 8 grupos de 6 atletas, onde apenas os 2 primeiros se classificaram. Nesta fase Daniel não conseguiu repetir o desempenho do dia anterior e acabou sendo eliminado, apesar de fazer grandes jogos, como por exemplo a derrota por 4x3 para Rogério, que se sagraria Campeão Mundial. Na disputa pela Taça Rio, mesma fórmula de disputa: 8 grupos de 6 atletas, e apenas 2 classificados. Fernando ficou na briga durante toda disputa, e conseguiu sua classificação ao empatar na última rodada. Carioca novamente não conseguiu fazer uma boa campanha e acabou eliminado.

Neste dia também foi disputado o torneio de equipes de SectorBall, onde a seleção húngara ficou com o título, e a seleção brasileira terminou em 2° lugar.

Após mais um dia muito chuvoso, Daniel e Fernando desceram até a orla de Copacabana com Fred e colocaram o papo em dia no quiosque da Skol. Carioca, que estava na casa de seus tios, apareceu mais tarde.



No terceiro dia, Daniel enfrentaria Fernando, do IVN/Paraná, mas venceu por WxO já que Fernando herdou uma vaga no mundial, graças à desistência de um estrangeiro. Com isso se classificou para as oitavas de final da Taça Brasil, onde enfrentou Valbono, líder do ranking paulista de 2012, e acabou derrotado. Fernando enfrentou Schalke nas oitavas de final da Taça Rio e, num jogo bastante disputado, o empate favoreceu Schalke, que tinha melhor campanha.

Após as eliminações, veio a parte mais esperada: os rolos de times! Fernando, agora conhecido internacionalmente neste meio, não negou a fama e fez a maior transação do momento, trazendo para Poços de Caldas o cobiçado time vitrine do Manchester City de Dudu, do Ginástico, com goleiro e tudo mais.

Nossos atletas também auxiliaram os jogos da fase internacional, apitando vários jogos entre estrangeiros.



Destaque também para o Campeonato Mundial de Equipes, onde o Brasil foi Campeão numa final emocionante contra a Itália.
No último dia, a fase final do torneio individual. Como já era esperado, o Brasil dominou a disputa, classificando 8 atletas para as quartas de final. O melhor estrangeiro foi o Húngaro Lajos Nagy, que terminou com a décima colocação.

Quartas-de-final

Rogério/PR 4 x 2 Michilin/SP
Robertinho/PR 4 x 2 Galdeano/SP
Almo/PR 4 x 3 Pedreira/RJ
Lucas/RJ 6 x 4 Felipinho/RJ



Semifinais

Nas semifinais, 3 paranaenses e 1 carioca sonhavam com o título. O favorito Robertinho, atual tricampeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil, foi surpreendido por seu companheiro de clube Rogério, até então coadjuvante. Rogério fez uma partida perfeita, sem erros, se aproveitou dos erros de finalização de Robertinho e venceu com um incontestável 9 x 4. No outro confronto, vitória da técnica apurada de Lucas sobre a experiência de Almo.

Resultados semifinais:
Rogério/PR 9 x 4 Robertinho/PR
Lucas/RJ 4 x 3 Almo/PR

Final
Na grande final, o favoritismo era de Lucas, que fez uma brilhante campanha nas fases anteriores e jogava com a vantagem do empate. Rogério foi chegando sem fazer muito barulho, mas após a vitória sobre Robertinho demonstrou que não veio somente para participar, e com um jogo bastante eficiente iria brigar até o fim pelo título.

O primeiro tempo foi extremamente tenso, marcado pelos erros de finalização dos dois atletas. Já no segundo tempo, valeu a frieza de Rogério, que conseguiu converter seus ataques e levantou o caneco mais importante do mundo. Na disputa do 3° lugar, um jogasso entre os paranaenses Robertinho e Almo. No final, vitória de Robertinho por 6x5.

Placar Final:

Rogério/PR 3 x 1 Lucas/RJ

Na disputa de 3° lugar, um jogasso entre os paranaenses Robertinho e Almo.

Placar Final:

Robertinho/PR 6 x 5 Almo/PR



Classificação Final:

Mundial
Campeão - Rogério/PR
Vice-Campeão - Lucas/RJ
3° - Robertinho/PR
4° - Almo/PR
5° - Michilin/SP
6° - Felipinho/RJ
7° - Pedreira/RJ
8° - Galdeano/SP
9° - Quinho/SP
10° - Lajos Nagy/HUN

Mundialito
Campeão - Rodolpho/RJ
Vice-Campeão - Igor/RJ
3° - Faro/PR
4° - Guerra/ITA
5° - Zuccato/ITA
6° - Renato/GO
7° - Fabrício/PR
8° - João Pedro/SP
9° - Rafael Couto/POR
10° - Marcelo Lages/RJ

Taça Brasil
Campeão - Valbono/SP
Vice-Campeão - Thiago Penna/RJ
3° - Rodrigo Moro/SP
4° - Vinícius/SP
5° - Ferreirinha/SC
6° - Espel/SP
7° - Bira/RJ 
8° - Ricardo Fernandes/RJ
9° - Elds/PR
10° -Fernando/RJ
16° - Daniel Salles/MG

Taça Rio
Campeão - Evandro/RJ
Vice-Campeão - Batistinha/AL
3° - Armandinho/PE
4° - Mantena/PR
5° - Gardelin/RS
6° - Nilson/PR
7° - Schalke/SP
8° - Fabio Bolla/SP
9° - Reynaldo/RJ
10° - Fernando Garcia/MG
45° - Carioca/MG

Valeu mais uma vez a experiência adquirida com mais essa disputa, novas amizades feitas, inúmeros contatos e convites para amistosos, e principalmente a certeza de que o futebol de mesa mineiro está no caminho certo, conquistando a cada torneio melhores resultados, e adquirindo o reconhecimento e respeito das demais federações.

terça-feira, 19 de junho de 2012

2° Campeonato Mineiro de Dadinho



A FEFUMEMGE tem a honra e o prazer de convidar todos os botonistas para participarem do 2° Campeonato Mineiro na Modalidade Dadinho.

A disputa será realizada sem restrição ou divisão por idades entre os participantes.

Realização: FEFUMEMGE
Data: 08 de julho de 2012
Horário: 8:30 horas (IMPRETERIVELMENTE)
Local: Tupi F.C. _ Juiz de Fora/MG
Endereço: Rua José Calil Ahouagi, 332 – Centro - Juiz de Fora – MG

A forma de disputa dos jogos será divulgada logo após o encerramento das inscrições.

Premiação do 1º ao 8º lugares.

Inscrição: O representante de cada clube deverá fazer o depósito do valor TOTAL das inscrições dos atletas de seu clube na conta da FEFUMEMGE:

Banco Itaú
Ag 3164
Cc 89.900-1

Deverá ser enviado comprovante do depósito e a relação dos atletas inscritos.
Lembramos que só serão aceitas inscrições de atletas devidamente refilados em seus clubes e registrados no BID até o prazo final de inscrição.

Taxa de inscrição: R$20,00 (vinte reais).

Data limite para inscrições: às 23:55 min. do dia 03/07/2012.

Confirmações pelo e-mail: futminas@dnsalles.com, com cópia paraluizhcolla@gmail.com.

Em breve enviaremos informações sobre hospedagem, como chegar, entre outros.
Contamos com a presença de todos, será um grande prazer recebê-los.

Observações Gerais:
1)      Os técnicos deverão se apresentar aos jogos devidamente uniformizados (camisa do clube; short, bermuda ou calça da mesma cor e tênis).
2)      O técnico que não comparecer e/ou abandonar o campeonato estará suspenso por um ano em campeonatos organizados pela FEFUMEMGE, na modalidade DADINHO.

Attenciosamente
Luiz Colla - diretor técnico modalidade Dadinho

segunda-feira, 18 de junho de 2012

10ª Etapa do Campeonato APCFM 2012


No dia 17 de junho foi realizado a 10ª Etapa do Campeonato APCFM 2012 - 1º Turno. Nesta décima etapa tivemos 5 associados jogando: Gustavo, Nilton, Antonio Paulo, Evanir e Lauro.

Esta rodada foi especial principalmente por causa do confronto entre Antonio Paulo e Lauro onde tudo foi decedido na ultima rodada quando aconteceu o confronto entre eles, com uma belissima vitoria Lauro se torna campeão do primeiro turno.

O lado diferencial desta etapa foi ver as preferências entre os associados, por qual gostaria que fosse Campeão do primeiro turno.

Nilton pela sua rivalidade com Antonio Paulo estava torcendo muito para Lauro, mais mesmo assim deu trabalho para Lauro tirando dele 2 pontos que no final poderia fazer falta, já com Antonio Paulo não teve jeito, ele entrou em campo com o objetivo de tirar 3 pontos de Antonio Paulo e somente no segundo tempo que ele conseguiu.

Gustavo estava torcendo para Lauro, mais mesmo assim deu trabalho para Lauro tirando dele 2 pontos que no final poderia fazer falta, já com Antonio Paulo ele entrou em campo com o objetivo de tirar 3 pontos de Antonio Paulo e infelizmente só conseguiu um empate.

Evanir como está chegando agora na associação preferiu não torcer ficando assim neutro na disputa, mais mesmo assim deu trabalho para Lauro tirando dele 2 pontos, com Antonio Paulo ele também deu trabalho tirando 2 pontos.

Após todos os confrontos realizados tivendo o Gustavo em primeiro lugar, Lauro em segundo, Evanir em terceiro, Nilton em quarto e Antonio Paulo em quinto.

Já na disputa pela artilharia temos o Lauro liderando com 59, Gustavo com 44, Antonio Paulo com 37, Nilton com 34, Evanir com 30, Nicholas com 25 e Gabriel com 2 gols.

Já na disputa de melhor ataque temos o Gustavo com media de 1,69; Lauro com 1,55; Nicholas com 1,32; Antonio Paulo com 0,90; Nilton com 0,83; Evanir com 0,81 e Gabriel com 0,50 gols por partida.

Já na disputa de melhor defesa temos o Antonio Paulo com 1; Gabriel com 1; Gustavo com 1,04; Nilton com 1,12; Lauro com 1,13; Nicholas com 1,21 e Evanir com 1,27 gols por partida.

Agora a próxima etapa será no dia 03/07/12, dando incio ao segundo turno e continuidade no geral, onde esperamos poder contar com todos os associados.

domingo, 17 de junho de 2012

Hino do Botonista



Letra e Música: Geraldo Cardoso Décourt

Esta partitura foi encomendada ao músico Sérgio de Oliveira de Moraes em 1995, exclusivamente para o livro Botoníssimo, de Ubirajara Godoy Bueno. O MIDI foi gravado pelo músico Hermes Monteiro, de São Bernardo do Campo - SP.








Hino do Botonista

Botonista eu sou com justo orgulho

Boto muita fé no meu botão

Botonista eu sou com muita honra

Isto é verdade, eu não me arrependo não

Botonista eu sou com persistência

Jogo a qualquer hora com prazer



Pois jogando em qualquer regra! Eu vou praticando o meu lazer - bis -



Eu jogo limpo, jogo sério sem esbulho,

Pois prá mim adversário considero como irmão



Aviso logo para quem jogar comigo que somente me vencendo poderá ser campeão - bis –




fonte: http://www.futeboldemesanews.com.br

sábado, 16 de junho de 2012

Dia do Botonista

Em 1998 o Departamento de Futebol de Mesa d’ A Hebraica encaminhou à Federação Paulista de Futebol de Mesa a sugestão para que o dia 14 de fevereiro (data de nascimento de Geraldo Decourt) fosse oficializado como “DIA DO BOTONISTA”. Em 11 de junho do mesmo ano, durante o X Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, a F.P.F.M. oficializaou a data.

Em junho de 1999, durante o XI Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa a Federação Paranaense apoiou oficialmente a idéia. Aí começou um trabalho que envolveu o Della Torre, Dona Edda Decourt, Célia Atienza (irmã do Geraldo Atienza) e eu (Izo Goldman).

Em 2000 o Deputado Ramiro Meves apresentou o Projeto de Lei 169/2000 que instituía o “Dia do Botonista” a ser comemorado em 14 de fevereiro. Finalmente a Lei Nº 10.833 de 02 de julho de 2001 dizia:

“Institui o “Dia do Botonista”

O Governador do Estado de São Paulo
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º - Fica instituído o “Dia do Botonista”, a ser comemorado, anualmente, no dia 14 de fevereiro.

Artigo 2º - Esta lei entra em vigor no dia de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 02 de julho de 2001.

Geraldo Alckmin
Marcos Arbaitman – Secretário de Esportes e Turismo
João Caramez - Secretário Chefe da Casa Civil
Antonio Angarita - Secretário do Governo e Gestão Estratégica.
Publicado na Assessoria Técnico-Legislativa aos 02 de julho de 2001"

fonte: http://www.futeboldemesanews.com.br

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Reconhecimento do Futebol de Mesa como Esporte.

Della Torre foi o grande responsável pelo reconhecimento do Futebol de Mesa como esporte pelo órgão responsável a época o CND, através da Resolução N.º 14, de 29 de setembro de 1988, acatando ao Of. N.º 542/88 e ao Processo N.º 23005.000885/87-18, baseado na Lei N.º 6.251, de 8 de outubro de 1975 e no Decreto N.º 80.228, de 25 de agosto de 1977, assinada pelo seu então Conselheiro-Presidente Manoel José Gomes Tubino, o CND (Conselho Nacional de Desportos) reconhece o Futebol de Mesa como modalidade desportiva praticada no Brasil, como uma vertente dos esportes de salão, no qual se incluem o xadrez e o bilhar, por exemplo. O Futebol de Mesa é praticado oficialmente em três modalidades; três oficiais (Disco, Bola 12 Toques, Bola 3 Toques).

A CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) regula e orienta a prática do esporte no Brasil. Uma das principais lutas dos praticantes é fazer com que o esporte seja conhecido pelos leigos como Futebol de Mesa e não como Jogo de Botão, pois essa associação faz com que o esporte esteja ligado à prática de um jogo infantil o que dificulta seu reconhecimento público como esporte e, conseqüentemente, seu desenvolvimento.

Após o reconhecimento institucional do Futebol de Mesa como esporte, as modalidades passaram por um crescimento estrutural e conceitual sem precedentes. As federações estaduais foram organizando-se e ganhando "status" semi-profissional e atualmente, existe uma interligação estrutural entre os eventos promovidos pelas federações estaduais. A Confederação e as federações de futebol de mesa (futmesa), desenvolvem campeonatos nacionais e estaduais individuais e por equipes. Os grandes clubes de futebol têm equipes participando, como Corinthians, Circulo Militar, Maria Zélia, Nacional, Palmeiras, Rio Branco e Santos em São Paulo e América, Botafogo, Bangu, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama no Rio de Janeiro, Goias em Goias, curitibanos, Gremio Londrinense, Londrina no Parana.

Modalidade Bola 12 Toques

O Campeonato Brasileiro Individual da modalidade Bola 12 Toques é disputado desde o final do anos 80, mais precisamente em 1989.

O Campeonato Brasileiro de Clubes da modalidade Bola 12 Toques é disputado desde de 2007.
Em 2009 foi realizado na cidade de Budapeste (Hungria) o primeiro Campeonato Mundial da modalidade Bola 12 Toques, por equipes e individual.

Modalidade Bola 3 Toques

Inicialmente conhecida como "Regra Carioca". O Campeonato Brasileiro Individual da modalidade Bola 3 Toques é disputado desde o início do anos 80. 

Em 2005 foram criadas as Copas do Brasil Individual e de Clubes.

Modalidade Disco

Inicialmente conhecida como "Regra Baiana". O Campeonato Brasileiro Individual da modalidade Bola 3 Toques é disputado desde o início do anos 70. 

fonte: http://www.futeboldemesanews.com.br

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mundial de Futebol de Mesa na Sportv


A Sportv fez uma matéria sobre o Mundial de Futebol de Mesa que foi realizado entre os dias 07 e 10 de junho na cidade do Rio de Janeiro.


Neste Mundial teve 130 participantes de mais de 11 nacionalidades. 

Segue abaixo o link e o titulo da matéria feita pela reportagem do pessoal da Sportv.


"Brasil domina campeonato Mundial de Futebol de Mesa e garante os quatro primeiros lugares."





quarta-feira, 13 de junho de 2012

Final do Mundial de futebol de mesa 2012



Final do Campeonato Mundial de futebol de Mesa modalidade 12 toques realizado no Rio de Janeiro. Competiram 130 participantes de 11 nacionalidades. Na final, o paranaense Rogério foi campeão derrotando Lucas do America-rj por 3x1.







terça-feira, 12 de junho de 2012

BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL INDIVIDUAL



No dia 10 de junho de 2012, mais um Brasileiro consegue ser CAMPEÃO MUNDIAL INDIVIDUAL, até agora só da BRASIL no mundial modalidade 12 toques, com duas edições realizadas o CAMPEÃO desta vez foi ROGERIO EDISON NASCIMENTO, do estado do Paraná, vencendo o jovem Lucas em uma partida muito tensa, confira também as classificações finais do Mundial e do Mundialito.



Classificação final do Mundial:

1 ROGERIO-BRA
2 LUCAS-BRA
3 ROBERTINHO-BRA
4 ALMO-BRA
5 MICHILIN-BRA
6 FELIPINHO-BRA
7 RODRIGO PEDREIRA-BRA
8 GALDEANO-BRA
9 QUINHO-BRA
10 LAJOS NAGY-HUN
11 THIAGO-BRA
12 FACCIO-BRA
13 VALINI-BRA
14 RHANIERY-BRA
15 GABOR FARKAS JR-HUN
16 ALEX PEREIRA-CAN
17 ALESSANDRO-BRA
18 ALEX BAHR-BRA
19 LEVENTE KISS-HUN
20 MARTONFI ISTVAN-ROM
21 MURATORE-ITA
22 IMRE HORVATH-HUN
23 TANAKA-JAP
24 LASZLO BORLSOK-SER


foto do jogo da final do Mundial


Classificação final do mundialito:


1 RODOLFO-BRA
2 IGOR-BRA
3 FARO-BRA
4 GUERRA-ITA
5 ZUCCATO-ITA
6 RENATO BORGES-BRA
7 FABRICIO-BRA
8 JOAO PEDRO-BRA
9 RAPHAEL COUTO-POR
10 MARCELO LAGES-BRA
11 FERNANDO-BRA
12 VINICIUS MURATORE-ITA
13 ANDREW BOCDIZG JR-AUS
14 DE FRANCO-BRA
15 KOSZTA ZOLTAN-ROM
16 MURCILLI-ARG
17 ALEX LAGES-POR
18 ZOLTAN PUSKAS-HUN
19 CASSIO-BRA
20 STEVAN PLEMIC-SER
21 ANDREW BOLDIZG-AUS
22 JOSE ANTONIO-POR
23 EDGAR-ARG
24 BANDI ERNO-ROM


fonte: http://www.futeboldemesanews.com.br

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Brasil é Bi CAMPEÃO do mundo por equipes!!!






O Brasil conquistou nesse sábado na cidade do Rio de Janeiro o Bi-Campeonato Mundial 12 Toques por equipes.




Definidos os campeões da Taça Brasil e da Copa Rio de Janeiro que estão sendo disputadas na IV Copa do Mundo de Futebol de Mesa.





Classificacao final Taca Brasil
Campeão -  Valbono - SP
Vice - Tiago Pena - RJ
3º - Rodrigo Moro- SP
4º - Vinicius - SP


Final Copa Rio de Janeiro
Campeao: Evandro - RJ
Vice - Batistinha - AL
3º - Armandinho - PE
4º - Mantena - PR

fonte: http://www.futeboldemesanews.com.br

domingo, 10 de junho de 2012

A regra de futebol de mesa escrita por Geraldo Cardoso Décourt

Décourt conquistou o reconhecimento e admiração de uma legião de praticantes pela sua incansável dedicação em colocar esse esporte ao lado dos entretenimentos mais populares do Brasil. Nascido em Campinas/SP no dia 14 de fevereiro de 1911, foi pintor, escritor, compositor e ainda o inventor do futebol de botão. 

A regra de futebol de mesa escrita por Geraldo Cardoso Décourt:

Vale salientar que ela não é mais utilizada, ela foi inclusive aprimorada e foi fundamental para o esporte. Ela foi noticiada pelo jornal A Noite Esportiva em 1930 em uma reportagem sobre o celotex:

“ O Football Celotex é um sport de mesa, no qual, em cada jogo, tomam parte dois amadores, que por sua vez representam dois teams formados por onze botões, assim distribuídos: um guardião, dois zagueiros, três médios e cinco deanteiros. Como se vê, o número de botões é idêntico ao número de players do Football Association. Para ser iniciado cada match é necessário que os vinte e dois botões estejam nas respectivas posições em mesa e, então, o desfavorecido pelo “toss” dará o “kick-off”, com o centro avante, o qual estenderá um passe para um dos lados, onde um outro botão do mesmo team impulsionará a bola, dando assim início ao jogo.

Como se vê, enquanto um segundo botão do team favorecido com a saída inicial não tocar na bola, não valerá goal. Procedida a saída, o outro amador, chamado de B, jogará com um de seus botões uma vez e assim, sucessivamente, um de cada vez até que seja registrada alguma falta. A única ocasião em que cada amador poderá jogar duas vezes seguidas é, pois, no momento da saída do centro. Depois de cada goal a bola deverá ser colocada no centro da mesa, e o team que tiver sido vasado dará a saída. No Football Celotex considera-se foul quando um botão do team A roçar noutro do team B, sem que antes tenha “tocado” na bola.

Considera-se hands(coisa raríssima) quando um botão do team A ficar sobre a bola. Neste caso, se for o guardião o infractor, proceder-se-á ordenando um “carring”, valendo goal direto. No foul e no hands valem goals directos, e se as respectivas penalidades forem consignadas dentro da área perigosa ordena-se um penalty. O “out-ball” é batido no lugar onde sair a bola, sendo que para ser valido um goal, procedente desta pena, é preciso que a bola toque em qualquer outro botão, antes de entrar na linha de goal. Nas saídas de goal ou, melhor, nos goal kicks, não será consignado o ponto proveniente da referida falta diretamente, mas sim depois que a bola tenha sido tocada propositalmente. Sempre que houver qualquer falta, os botões poderão ser removidos ou colocados pelas mãos dos patrões em lugares da mesa que este julguem convenientes. Os botões-guardiões só impulsionam a bola nos goal-kicks, e fora disso eles poderão ser colocados pelos patrões em qualquer momento da partida, mas antes que seja desferido o tiro a goal e não depois do tiro ser dado. 

O tamanho oficial da mesa é de 1m,20 de largura por 2m,40 de comprimento. Essas medidas são de dentro do campo, sendo que a parte que ficar externando a marcação quanto maior for melhor será. As mesas devem ser feitas com um material americano feito das fibras do bagaço da cana-de-açúcar ou, então, de madeira coberta com um pano verde, próprio para cobrir mesas de jogo. Aconselho estes dois exemplos pelo fato de ser necessário que a superfície não seja escorregadia.” 

fonte: http://www.futeboldemesanews.com.br

sábado, 9 de junho de 2012

O húngaro Tibor é campeão do Mundo na modalidade Sectorball !!!





O húngaro Tibor sagrou-se hoje Campeão Mundial da modalidade Sectorball da IV Copa do Mundo de Futebol de Mesa que está sendo disputado no Rio de Janeiro. Marcelo Lages do Brasil foi o campeão do mundialito de Sectorball.





O classificatório dos brasileiros para o mundial caminha para o segundo dia aonde 6 botonistas divididos em 10 chaves irão se classificar para a fase final do mundial 12 toques.





fonte: http://www.futeboldemesanews.com.br

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A HISTÓRIA DO FUTEBOL DE MESA


Futebol de Mesa o antigo jogo de botão é hoje um esporte de alto rendimento reconhecido pelo Ministério dos Esportes e por uma legião de praticantes no Brasil e no exterior, porem não se sabe com certeza, onde e como surgiu o “jogo de botões”, aquilo que se tornaria o esporte difundido e amado por praticantes e admiradores, com sua diversidade de regras e materiais, vamos tentar falar um pouco do esporte que tanto amamos.

Duas brincadeiras de criança que podem ter dado origem ao esporte tambem:

O jogo da pulga, muito praticado na Europa, principalmente na Inglaterra que, consistia em pressionar uma ficha com outra fazendo com que esta saltasse para um determinado alvo, o gol, que seria um recipiente feito de vidro, madeira, plástico ou até papelão, sobre uma superfície lisa coberta por um tecido. Este jogo foi destaque no livro “Os Melhores Jogos do Mundo” da editora Abril. Veja abaixo uma breve descrição extraída do referido livro:

“Este jogo de destreza é muito popular em vários países da Europa e nos Estados Unidos, tanto entre as crianças como entre os adultos. Na Inglaterra, por exemplo, existem vários clubes e associações que se destinam exclusivamente à sua prática. Um dos maiores jogadores do país é o Príncipe Charles. A semelhança estaria no fato de que essa ficha pressionada por outra, seria o botão pressionado pela palheta, com a diferença que no jogo da pulga a ficha salta em direção ao alvo, e no futebol de mesa, o botão desliza sobre a mesa para acertar a bola e fazer com que esta, sim, vá até o seu destino que seria a baliza, tendo ainda que transpor uma barreira que é o goleiro.”

A outra hipótese, é que poderia ser derivado de um jogo com três tampinhas de garrafa, no qual com o dedo da mão fazia-se com que esta tampinha passasse entre duas outras, por três vezes, sem esbarrar nas demais até chegar ao seu alvo, que seria o gol.

A explicação para este jogo evoluir até o futebol de mesa seria que ao invés de empurrar a tampa com o dedo, passou-se a usar uma outra tampa, que seria a palheta, e no lugar da primeira tampa, o botão. E a exemplo do jogo da pulga, onde a ficha saltava para o gol, nesse jogo a tampa seria também impulsionada para o gol. Diferentemente do futebol de mesa, o botão atinge a bola para que esta chegue ao gol.

Mas o futebol, esporte mais popular do mundo, é quem foi o grande inspirador para a criação do futebol de mesa. Botões de qualquer tipo de roupa, casacos e camisas, foram as primeiras peças utilizadas para se jogar, por isso o nome de futebol de botão. Botões maiores se transformavam nos “zagueiros” e menores viravam “atacantes”, fazendo uma analogia com o futebol.

Jogava-se inicialmente nas calçadas que passaram a ser os campos, riscava-se com giz o desenho do campo, porém não deslizavam muito bem e posteriormente passou a se jogar em pisos de cerâmica ou mármore até chegarmos às mesas de jantar, que eram grandes e não precisava se jogar agachado no chão.

Geraldo Cardoso Décourt é um dos grandes precursores do que nós conhecemos hoje como futebol de mesa no Brasil; por volta de 1928, Décourt denominou de Celotex, que era o material usado para a confecção dos botões, ao jogo, que ali tinha o seu início enquanto esporte, inclusive com o lançamento do primeiro livro de regras.

Paralelamente a esse incremento de regras e desenvolvimento de materiais cada vez mais adequados à execução do jogo, em diversas regiões do Brasil, mormente nas décadas de 1930 a 1980, várias modalidades eram praticadas, usando-se diversos tipos de botões e superfícies onde os mesmos deslizavam, desde o piso das casas, mesas de jantar, até o famoso “Estrelão”, mesa de jogo sem cavaletes, produzida pela fábrica Estrela, durante os anos 70.

Décourt foi um incansável divulgador e organizador de eventos de futebol de mesa, o que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização. Ao mesmo tempo Geraldo tem como grande aliado e colaborador Antonio Maria Della Torre que arregaça as mangas e trabalhando como um apaixonado pelo esporte, que era, ajuda a divulgar e fomentar o esporte pelo Brasil afora nas modalidades ja existentes sendo que na região norte e nordeste praticava-se a pastilha 1 toque tambem chamada regra baiana, ja na região sudeste e sul praticava-se a modalidade 12 toques então chamada de Regra Paulista e na região sul e sudeste praticava-se a 3 toque sou chamada regra carioca ou confederada.

fonte: http://www.futeboldemesanews.com.br

quinta-feira, 7 de junho de 2012

PORTUGAL QUER O PÓDIO NO MUNDIAL - MODALIDADES BOLA 12 TOQUES E SECTORBALL



A equipe portuguesa de Futebol de Mesa está pronta para a disputa do Mundial a ser realizado no Rio de Janeiro entre os dias 07 e 10 de junho.

Pela primeira vez a equipe lusitana irá participar do campeonato mundial nas modalidades Bola 12 Toques e Sectorball.

No Sectorball os atletas lusos irão participar da competição individual e do torneio de duplas, esperando surpreender os favoritos da competição.

Já na modalidade Bola 12 Toques, a equipe estará completa e tem como meta chegar ao pódio da competição por seleções.

A delegação portuguesa contará com atletas experientes na modalidade 12 Toques, casos de José Antônio e Raphael Couto, que disputarão a competição individual, e se juntarão a Alexandre Gomes e o estreante André Machado para formar uma equipe de qualidade para a disputa da competição por seleções.

fonte: http://www.cbfm.esp.br