sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PALMEIRAS: "A força do campeão"

Não dá pra negar, o ano de 2014 é especial para o Palmeiras. E no Futebol de Mesa, a expectativa não é diferente. Festejar o título paulista no ano do centenário. O entrosamento é o ponto forte de Palestra Itália e tem dado resultado. O clube está preparado como nunca para conquistar um inédito bicampeonato estadual. O elenco tetracampeão brasileiro é bom e, conta com nomes de peso como Jefferson, Diney, Mauro, Michilin e Quinho, todos campeões brasileiros individuais. Além disso, o time tem muitas opções. Ou seja, não falta qualidade.

A derrota nas semifinais do Torneio Início foi o sinal de alerta de que o Palmeiras será o time a ser batido nesta temporada. Mas os comandados de Michilin sabem que sobra experiência nos momentos mais difíceis.

OLHO NELE!

DINEY: Um dos maiores jogadores do Futmesa paulista, é sempre um adversário dificílimo de ser batido. Excelente chutador do meio campo, principalmente de direita de seu ataque, também é muito eficiente da cara do gol e das pontas.


BLOG: O Palmeiras é o time a ser batido neste Paulistão?
Jefferson: Pelo fato de ter conquistado o Campeonato Paulista por Equipes de 2013 e manter o mesmo elenco, o Palmeiras pode ser considerado, nesse contexto, o time a ser batido. Contudo, na verdade, entendo que o campeonato deste ano vai ser bem equilibrado porque o Corinthians possui um elenco forte e o Círculo, o Meninos e o Maria Zélia se reforçaram para buscar o título da competição. Acredito que será um campeonato bem disputado e decidido nos detalhes.

BLOG: Em que o “ano do centenário” pode influenciar no desempenho da equipe?
Jefferson: É lógico que a nossa responsabilidade aumenta por se tratar do Ano do Centenário do Palmeiras, mas ao mesmo tempo penso que esse fato vai nos trazer um benefício, pois vamos jogar mais focados e concentrados ainda para atingirmos o objetivo de sermos Campeões Paulistas neste ano.

BLOG: Em sua opinião, a nova bolinha (MF-200) irá nivelar o jogo?
Jefferson: Não acho que a nova bolinha possa nivelar o jogo. Embora seja inegável que a nova bolinha facilita o toque de bola, cada botonista possui seus próprios níveis de habilidade, concentração e experiência, sendo que esses atributos vão continuar a fazer toda a diferença no momento das partidas.


CALENDÁRIO:
23/Fevereiro: Flamengo X PALMEIRAS
23/Março: PALMEIRAS X Corinthians
06/Abril: Maria Zélia X PALMEIRAS
18/Maio: PALMEIRAS X Clube do Botão
08/Junho: Círculo Militar X PALMEIRAS
03/Agosto: PALMEIRAS X Noroeste
31/Agosto: PALMEIRAS X Meninos


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

MENINOS: "Mais poder de fogo"

A temporada 2014 começou com um objetivo bem definido para a turma de Rudge Ramos: conquistar o Campeonato Paulista. Em nome do título histórico, a equipe do Meninos apresenta um time ainda melhor do que o de 2013.

O conjunto foi mantido, a diferença é que o clube trouxe Sérgio Ricardo (ex-Corinthians), botonista qualificado, campeão por onde passou, e que pode dar o "toque final" num time que já era bom.
Outro fator que demonstra o crescimento da equipe de São Bernardo é o retrospecto recente. Em 2012, o Meninos faturou a Série C; no ano passado, o time foi campeão do B (Aspirantes). Ficou faltando apenas o título do A, será em 2014?

OLHO NELE!

FACCIO: Seu jogo cadenciado, eficiente e muito tático, o torna um dos jogadores mais difíceis de serem batidos. Ótimo tocador, prefere chutar da intermediária para frente, mas também é muito preciso das pontas. É, também, um dos melhores marcadores do Futmesa paulista.


BLOG: O Meninos está pronto para ser Campeão Paulista?
Sérgio Ricardo: Sim, o time está pronto para disputar o Paulista e busca o título da temporada. Ano a ano tem se reforçado em prol deste objetivo.

BLOG: O clube tem hoje, pelo menos oito botonistas em condições de ser titulares. Como administrar isso?
Sérgio Ricardo: Pelo que vi, logo em minha chegada, as coisas são bem organizadas no MFC, tendo o Faccio como líder e técnico da equipe. Ele acompanha de perto o desempenho de cada jogador, o que lhe dá base para escalar o time principal.

BLOG: Você já conquistou títulos por Círculo Militar e Corinthians. Como transmitir essa experiência e vivência para o grupo?
Sérgio Ricardo: Assim como eu, outros também já ganharam. Minha experiência não é tão diferente dos demais. Acho que manter o diálogo entre as partidas é fundamental!

CALENDÁRIO:
23/Fevereiro: MENINOS X Noroeste
23/Março: MENINOS X Maria Zélia
06/Abril: Clube do Botão X MENINOS
18/Maio: MENINOS X Círculo Militar
08/Junho: MENINOS X Flamengo
03/Agosto: Corinthians X MENINOS
31/Agosto: Palmeiras X MENINOS


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CÍRCULO MILITAR: "Hora de brilhar"


Maior vencedor da história do Futebol de Mesa paulista, o Círculo Militar chega para disputar o Paulistão com o trunfo de quem conhece o caminho: um elenco fortíssimo. Após passar 13 temporadas seguidas disputando o título máximo do Campeonato Paulista, no ano passado a equipe sequer chegou à decisão. Além disso, o time foi o que mais sofreu com saída de botonistas. Deixaram o Ibirapuera, Fabio Borges (de volta a Futmesa carioca), Muratore (que foi para o Maria Zélia) e Celsinho (acertou com o Sete de Setembro), além de Espel, que retornou ao time de Aspirantes. Para compensar as perdas, o time trouxe Arthurzinho (ex-Fundação) e a "cereja do bolo", o craque carioca Pedreira, um dos destaques do América-RJ e que já mostrou seu "cartão de visita" na disputa do Torneio Início.

A versão 2014 do Círculo Militar será a de um time que promete fazer da solidariedade sua força.

OLHO NELE!

FARINHA: Jogador bastante versátil, é bom das pontas, mas tem sua maior força nos chutes da intermediária e de perto. Bom marcados e bom tocador, perde poucos ataques e é muito tranquilo. 


BLOG: Quais as diferenças entre o Futebol de Mesa praticado no Rio de Janeiro e em São Paulo?
Pedreira: São estruturas diferentes. No Rio, a bola 12 toques conta com uma média de 90 atletas. O ano se resume a oito fins de semana, com seis datas para o individual e duas para o equipes (até o ano passado). A quantidade de jogadores e de jogos é maior em São Paulo, elevando a competitividade. Quanto ao jogo em si, vejo o estilo paulista mais estudado, mecânico e frio; já o carioca é mais ofensivo e passional.

BLOG: O que você projeta para sua primeira temporada no Futmesa paulista?
Pedreira: Vim para São Paulo por motivos profissionais, tudo foi decidido em três dias. A ideia era ficar 2014 parado e jogar somente o Brasileiro de Clubes pelo América/RJ. Mas logo que cheguei, o Duda me fez uma proposta irrecusável: jogar botão com os amigos numa cidade em que não conheço ninguém. Abandonei a liderança do ranking carioca e a vaga do brasileiro individual para me juntar a eles. Não me sinto fora do time do América, porque é impossível ficar longe daqueles “desgraçados”, vai muito além da camisa vermelha.

BLOG: Pela conversa que teve com o grupo, o que é preciso para o Círculo Militar retomar o caminho das vitórias?
Pedreira: Levando em conta o tamanho e a história do Círculo, a expectativa não pode ser menor que a vitória. Por outro lado, o nível dos botonistas de todos os clubes só cresce. Todo ano jogadores se transferem, uns times ficam mais fortes e outros mais fracos. Fica cada vez mais difícil manter uma sequência de bons resultados. O Círculo perdeu alguns nomes importantes e, quando isso acontece, quem estava na reserva precisa assumir a responsabilidade. Acabei de chegar, ainda não participei de nenhuma reunião, mas só pelo Torneio Início já deu pra sentir o clima, está todo mundo animado pra temporada.

CALENDÁRIO:
23/Fevereiro: CÍRCULO MILITAR X Clube do Botão
23/Março: CÍRCULO MILITAR X Flamengo
06/Abril: Noroeste X CÍRCULO MILITAR
18/Maio: Meninos X CÍRCULO MILITAR
08/Junho: CÍRCULO MILITAR X Palmeiras
03/Agosto: Maria Zélia X CÍRCULO MILITAR
31/Agosto: CÍRCULO MILITAR X Corinthians


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

CORINTHIANS: "Pra manter o nível"

Com o time praticamente mantido, o Corinthians começa o Campeonato Paulista de 2014 com o script semelhante ao do ano passado, mas com a expectativa que o final da fita seja bem diferente. O clube iniciou o ano a mil e terá o desafio de não deixar o ritmo cair.

Assim como em 2013, a equipe venceu, de forma invicta o Torneio Início. No ano passado, porém, o time caiu de produção e viu seu arquirival Palmeiras, levar com sobras o grupo e, posteriormente, o campeonato. Neste ano, a equipe aposta no poder de reação do time e também em um maior empenho dos botonistas nos treinamentos. Esbanjando confiança, o Corinthians nem se preocupou em repor a saída de Sérgio Ricardo (que foi para o Meninos). Poder comemorar o principal título do Estado, no ano em que o maior rival festeja seu centenário é tudo o que deseja os atletas do Parque São Jorge.

OLHO NELE!

ALEX BAHR: Não espere jogadas plásticas, eficiência é o que o atual campeão sulamericano tem de melhor. Ótimo chutador, das duas pontas e quinas das áreas, é um jogador prático ao extremo. Não inventa, a não ser que seja mesmo necessário.


BLOG: Qual o peso que o título do Torneio Início terá sobre a equipe para a disputa do Paulista?
Justa: O título do Torneio Início foi ótimo para o nosso grupo que estava bastante desanimado. Fizemos uma grande festa durante o dia todo e ainda fomos coroados com o título. O título lembrou-nos que somos capazes de voltar a vencer novamente.

BLOG: O que será preciso fazer de diferente em relação ao time que deixou a desejar no campeonato do ano passado?
Justa: Fazer diferente? Treinar. Esta é a única opção que qualquer botonista possui pra ser diferente, ou melhor. Ano passado não treinamos o suficiente e não merecemos vencer nossos adversários.

BLOG: A fórmula de disputa do campeonato te agrada?
Justa: Me agrada em termos, pois a minha preferência é por um campeonato decidido em pontos corridos. Em 2014, por exemplo, pelo fato de termos turno único, o "fator casa" vai fazer novamente muita diferença entre equipes semelhantes. Como teremos quatro classificados, com certeza, teremos emoção nas últimas rodadas para definição do classificados e, no meu entendimento, o 4º colocado vai ter chance de ser campeão, mesmo com duas derrotas na tabela.

CALENDÁRIO:
23/Fevereiro: CORINTHIANS X Maria Zélia
23/Março: Palmeiras X CORINTHIANS
06/Abril: CORINTHIANS X Flamengo
18/Maio: CORINTHIANS X Noroeste
08/Junho: Clube do Botão X CORINTHIANS
03/Agosto: CORINTHIANS X Meninos


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MARIA ZÉLIA: "Horizonte mais belo"


Com prestígio abalado pelas últimas campanhas, o Maria Zélia quer voltar a ser visto como uma potência do Futmesa, não só paulista, como nacional. Para isso, nada melhor que disputar o Paulistão brigando pelo título. O clube teve mudanças profundas e se reforçou com atletas de potencial. Do Clube do Botão chegaram os irmãos João Pedro e Fabio Januário, do Cisplatina veio Guerra, do Círculo Militar chegou Muratore, de Jacareí desembarcou Bruno Blois e teve ainda, no final do ano passado, o retorno de Rodrigo Ribeiro.

A fórmula para chegar ao título é simples: ter consciência das limitações e explorar, ao máximo, os pontos fortes de seus botonistas. A tradição na disputa favorece o time do Belenzinho. Essa bagagem já lhe proporcionou campanhas memoráveis mesmo em situações adversas.

Se o trio Barricelli, Garcia e Marcio Lima continuar funcionando, é grande a chance de sucesso da equipe no Paulistão. O vice-campeonato no Torneio Início foi um bom cartão de visita!

OLHO NELE!

GARCIA: Muito calmo, bom marcador e excelente chutador de média distância, se destaca pelos preciosos chutes nos cantos. É bom tocador de bola, chega com facilidade próximo ao gol e é sempre difícil de ser batido. 


BLOG: O Maria Zélia foi a equipe que mais se reforçou para a disputa do Paulista. O que se pode esperar desse time?
Rodrigo Ribeiro: É um time que chega para brigar pelo título e a prova disso foi nosso cartão de visita no Torneio Início. Totalmente reformulado e esperamos que todos se unam em fazer o melhor quando a oportunidade surgir.

BLOG: Dos considerados “grandes”, o Maria Zélia é o único que fará dois jogos no interior. Isso pode ser prejudicial?
Rodrigo Ribeiro: Não creio que seja prejudicial, mas poderiam ter ajustado um pouco melhor a tabela. O fato já está consolidado e montamos um grande elenco para estas adversidades.

BLOG: Muitos o consideram como um botonista “estourado”. Como você administra isso? Pretende se “controlar melhor” neste ano?
Rodrigo Ribeiro: É um rotulo que carrego dos meus tempos de juvenil. Procuro melhor a cada dia e aprender com o pessoal mais experiente, e isto vem diminuindo já faz um tempo. A prova disso são os resultados que começam a aparecer. Em um jogo por equipe, isto não pode acontecer, pois atrapalhamos e desconcentramos nossos jogadores, assim, temos os campeonatos individuais para cada um satisfazer o seu ego.

CALENDÁRIO:
23/Fevereiro: Corinthians X MARIA ZÉLIA
23/Março: Meninos X MARIA ZÉLIA
06/Abril: MARIA ZÉLIA X Palmeiras
18/Maio: Flamengo X MARIA ZÉLIA
08/Junho: Noroeste X MARIA ZÉLIA
03/Agosto: MARIA ZÉLIA X Círculo Militar
31/Agosto: MARIA ZÉLIA X Clube do Botão


domingo, 23 de fevereiro de 2014

CLUBE DO BOTÃO: "Fênix campineiro"

O Clube do Botão (CDB) entra na disputa do Campeonato Paulista a fim de provar que tem condições de permanecer entre os melhores times do Estado. E o começo de temporada pode ser considerado promissor. No Torneio Início, a equipe de Campinas chegou as quartas de final (único time do interior a conseguir esse feito), na frente, inclusive, de clubes tradicionais, como o atual vice-campeão paulista Meninos, por exemplo.

O clube, que corria sério risco de nem jogar o campeonato por falta de botonistas, precisará ir em busca de uma regularidade. A equipe mesclou jogadores remanescentes do time principal de 2013, como Marcio Costa e João Pedro Gall, com atletas do Aspirantes, como o experiente Schon e o novato Pedro Neto. Além disso, o CDB poderá contar com a experiência de Rafa Santos apenas na primeira partida da temporada, pois o atleta viaja a trabalho, para a França logo em seguida.

A missão para 2014 será repetir e até melhorar a campanha realizada no Paulistão do ano passado, quando ficou em 6º lugar e se safou do rebaixamento com várias rodadas de antecedência.

OLHO NELE!

MARCIO COSTA: Sem dúvida um dos destaques da equipe campineira, cresceu bastante no ano passado. O jogador tem ótimo toque de bola, com grande preferência de chutes próxima a área. Tem boa precisão nos chutes pelas pontas. Se mantiver a calma nos jogos por equipes dará muito trabalho para os adversários.


BLOG: Após todos os problemas “extra-mesa” que o clube enfrentou, como chega o CDB para esse Paulistão?
João Pedro Gall: Na mesma pegada do ano passado, agora com os "pratas da casa" jogando a A1. Esse ano será muito importante para nós, principalmente para os “pratas”. Eles irão aprender muito e ganhar muita experiência. Aposto minhas fichas no Pedrinho para revelação deste ano. E entraremos nas mesas da mesma maneira que entramos sempre, com a mesma vontade de vencer!

BLOG: Em que a experiência adquirida no ano passado, pode ajudar nesta temporada?
João Pedro Gall: A experiência adquirida por todos será fundamental, principalmente nos jogos de equipes.

BLOG: O time foi o que mais sofreu com a saída de atletas. Isso deixa a equipe mais vulnerável e novamente com o objetivo de lutar contra a degola?
João Pedro Gall: Se alguém saiu do clube é porque não estava agradando ou sendo agradado. Jogar num lugar onde há conflitos é horrível. Mesma coisa que insistir num relacionamento que não dá certo. Melhor cada um ir para seu canto. Só queremos jogadores para somar, não queremos para subtrair, dividir ou ficar no mesmo lugar, queremos jogadores para SOMAR. Mesmo com as perdas, não estamos vulneráveis, em hipótese alguma. Nunca estivemos tão unidos. Quanto a questão do rebaixamento, vamos brigar contra ele novamente, assim como Flamengo e Noroeste.

CALENDÁRIO:
23/Fevereiro: Círculo Militar X CLUBE DO BOTÃO
23/Março: CLUBE DO BOTÃO X Noroeste
06/Abril: CLUBE DO BOTÃO X Meninos
18/Maio: Palmeiras X CLUBE DO BOTÃO
08/Junho: CLUBE DO BOTÃO X Corinthians
03/Agosto: Flamengo X CLUBE DO BOTÃO
31/Agosto: Maria Zélia X CLUBE DO BOTÃO


sábado, 22 de fevereiro de 2014

FLAMENGO: "A hora da afirmação"


Quem acompanha o time de Futmesa de Americana à distância pode até duvidar da capacidade do Flamengo, mas as campanhas, cada vez mais crescentes, mostram que o rubro-negro pode realmente fazer um bom papel na elite do Futebol de Mesa paulista.

A equipe, que vendeu caro o título da Copa Estado para o Noroeste, chegando inclusive a vencer o segundo jogo da final em Bauru, foi mantida. Ismael e Hackmann são jogadores que costumam crescer nos momentos decisivos. Some-se a isso, a união de um grupo que joga junto a um bom tempo e, que tem em Gilberto Hackmann, um coordenador capaz de motivar o time em momentos difíceis.

Para o Paulistão, o time de Americana trouxe dois reforços: Zé Mario (ex-Bloco do "R") e Tchaka (ex-Fundação).

OLHO NELE!
HACKMANN: Um dos botonistas com melhor nível de jogo no interior. Experiente, não é um jogador que inventa muito, faz um jogo rápido, simples e objetivo, tem bons chutes de média distância e se tiver com dificuldade no toque, chuta de longe sem a menor vergonha e com boa precisão.


BLOG: Quais são as metas do Flamengo para essa temporada?
Marcio Stipp: As metas como qualquer outra equipe que sobe da Copa Estado, num primeiro momento, é se manter na primeira divisão. Mas a equipe vem treinando forte, conseguimos trazer de Itu dois jogadores importantes para a equipe (Tchaka e Zé Mario), e quem sabe poderemos surpreender nesse campeonato.

BLOG: Como se armar para enfrentar os grandes clubes do Estado?
Marcio Stipp: A melhor forma de se armar para enfrentá-los é através dos treinos. O Flamengo tem uma equipe bastante experiente, esse intercâmbio entre os times da Copa Estado e da Série Principal, através dos “Super Opens” faz você conhecer melhor os outros jogadores, e todo mundo sabe, que quanto menos você errar na partida, maior são as chances de vitória. Então é treinar bastante, jogar focado todas as partidas que os resultados virão.

BLOG: Flamengo, Noroeste e CDB farão um torneio paralelo para saber quem é o melhor do interior?
Marcio Stipp: Apesar de existir essa rivalidade sadia entre os times do interior, acredito que todos estão pensando em fazer um bom campeonato como um todo. As equipes do interior passaram por reformulações, e o Flamengo manteve o time titular do ano passado com alguns reforços. O importante é nos mantermos na divisão principal, se junto com isso formos o melhor do interior será de grande valor para o Flamengo.

CALENDÁRIO:
23/Fevereiro: FLAMENGO X Palmeiras
23/Março: Círculo Militar X FLAMENGO
06/Abril: Corinthians X FLAMENGO
18/Maio: FLAMENGO X Maria Zélia
08/Junho: Meninos X FLAMENGO
03/Agosto: FLAMENGO X Clube do Botão
31/Agosto: Noroeste X FLAMENGO


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

NOROESTE: "Contra o efeito ioiô"


O clube é jovem, faz sua estreia na elite do Futmesa paulista, coleciona sucessos recentes nas mesas, mas a falta de experiência pode pesar. Apesar de ter bons jogadores no elenco, o ineditismo de disputar a principal divisão do Estado, costuma ter um peso grande.

Sob o comando de Ton, a equipe de Bauru fui buscar em Sérgio Filho, que no ano passado foi o principal pontuador do CDB no Paulistão, o seu “ponto de referência”. O "Norusca" promete ir além da luta para não ser rebaixado. Porém, o elenco é inexperiente, à exceção de alguns nomes, como Ton e Marcio Rangel, a maior parte do grupo de botonistas não sabe o que é disputar a elite do Futmesa paulista. O clube também trouxe de volta às mesas, o veterano Mingão, mas sua readaptação a modalidade ainda é uma incógnita.

O Noroeste, pode ainda, aproveitar o Paulistão para amadurecer alguns de seus talentos, como Léo Armani, número 1 do ranking paulista juvenil em 2013.

OLHO NELE!

TON: Bom jogador, muito concentrado e prático. Tem nos chutes de média distância, por cima do goleiro, sua maior arma.


BLOG: Para o Noroeste, o que significa disputar a elite do Futmesa paulista?
Léo Armani: Para nós do Noroeste, é uma satisfação enorme participar da elite do Futmesa paulista, pois iremos enfrentar muitos jogadores de alto nível, e é sempre bom jogar com um pessoal mais experiente, isso só traz mais experiência ,determinação e garra para nós, e é isso o que buscamos.

BLOG: O clube entra na disputa com quais objetivos?
Léo Armani: Nós entramos na disputa com muita sede. Sede de ganhar experiência, iremos sugar todo o conhecimento tático desses grandes jogadores, para assim deixarmos o nosso nível de jogo muito parelho com o deles, pois a deficiência do time do Noroeste é a falta de definição, assim que melhorarmos um pouco isso, iremos dar mais trabalho do que já damos ao pessoal da elite, pois eles não são nenhum “bicho de sete cabeças”. Já enfrentei muitos e sei disso. Mas o principal objetivo é se manter na elite.

BLOG: O fato da grande maioria dos botonistas, ainda não ter o “peso” de enfrentar os “grandes” do Futmesa, pode prejudicar o desempenho da equipe?
Léo Armani: Isso vai de cada um, a minha cabeça está muito bem preparada para jogar contra qualquer um dos grandes, eu sei da minha capacidade, sei que posso vencer qualquer um, assim como sei que posso perder pra qualquer um. No jogo do Futebol de Mesa você tem que ser paciente , confiante e muito eficiente, senão você não consegue ganhar partidas importantes.

CALENDÁRIO:
23/Fevereiro: Meninos X NOROESTE
23/Março: Clube do Botão X NOROESTE
06/Abril: NOROESTE X Círculo Militar
18/Maio: Corinthians X NOROESTE
08/Junho: NOROESTE X Maria Zélia
03/Agosto: Palmeiras X NOROESTE
31/Agosto: NOROESTE X Flamengo


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

FUTEBOL DE MESA INTERNACIONAL!!!!


Que o futebol de mesa é uma grande paixão isso ninguém duvida, mas ele vem ultrapassando limites e chegando bem longe!

A emissora de tv do Japão TV Tokio está no Brasil para registrar os locais onde a seleção japonesa de futebol jogará na Copa do Mundo e aproveitou a passagem por São Paulo para gravar um especial sobre o futebol de mesa do Corinthians.

A paixão dos japoneses pelo Corinthians surgiu após o Campeonato Mundial de 2012, ocasião que o bando de loucos invadiu o Oriente.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Paulistão 2014: A disputa promete ser quente!


Equilíbrio! Essa palavra deverá ser a tônica da 34ª edição do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa, que começa no próximo domingo (23). Pela primeira vez, teremos duas grandes disputas dentro de um mesmo campeonato. De um lado, Palmeiras, Meninos, Círculo Militar, Corinthians e Maria Zélia, brigarão, rodada a rodada, pelas quatro vagas das semifinais, e consequentemente o título máximo da competição. Do outro lado, Clube do Botão (Campinas), Noroeste (Bauru) e Flamengo (Americana) farão um duelo paralelo para evitar o rebaixamento e, claro, conquistar o simbólico, mas honroso título de “campeão do interior”.
            
Os clubes também se mexeram para a disputa. Com exceção do atual Palmeiras, que manteve o mesmo elenco que foi campeão no ano passado, e do Corinthians, todos os demais se reforçaram para a disputa. O Maria Zélia, por exemplo, trouxe um time inteiro de reforços para o Paulistão. No interior, as equipes também foram atrás de contratações, tudo para que o campeonato de 2014, no país da Copa, seja surpreendente.
            
Outra novidade é a fórmula de disputa da competição. O Paulistão 2014 ficou mais coerente, com os oito clubes jogando entre si, em turno único, e os quatro primeiros se classificando para a fase semifinal. Os confrontos serão: 1° Colocado X 4° Colocado e 2° Colocado X 3° Colocado, com jogos de ida e volta. Os vencedores decidem o título, em jogo único, na cassa da equipe que obtiver a melhor campanha.
            
Os jogos que marcam a primeira rodada do Paulistão de Futebol de Mesa são os seguintes:
Às 9h – Corinthians X Maria Zélia, no Parque São Jorge;
Às 10h – Flamengo X Palmeiras, em Americana;
Às 10h – Meninos X Noroeste, em São Bernardo do Campo e
Às 10h – Círculo Militar X Clube do Botão, no Ibirapuera.


FIQUE POR DENTRO

EM 2013:
Campeão: PALMEIRAS
Vice: Meninos
Craque do campeonato: Quinho (Palmeiras)
Quem caiu: Cisplatina e Fundação
Quem subiu: Noroeste e Flamengo
Como foi: Com os oito times divididos em dois grupos, o Palmeiras chegou a final após vencer os dois turnos no Grupo A. Na outra chave, o Meninos, campeão do Primeiro Turno, precisou de um jogo extra contra o Círculo Militar, campeão do Segundo Turno, para ir à final. Na grande decisão, em jogo único, disputado na sede do Cisplatina, o Palmeiras ficou com o título ao vencer por 38 a 34.

GALERIA DOS CAMPEÕES

Círculo Militar: 10(1996/1997/2000/2001/2002/2004/2005/2006/2010/2011)
Palmeiras: 06 (1990/1992/1998/2003/2007/2013)
Colégio São Judas: 05 (1981/1982/1983/1984/1985)
Maria Zélia: 05 (1987/1988/1989/1999/2008)
Corinthians: 03 (1991/2009/2012)
Sesi/Perrotti: 02 (1994/1995)
Paulistano: 01 (1986)
Cesp/Perrotti: 01(1993)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

1a. ETAPA FUTRICA - 2014


HOJE DIA 16 DE FEVEREIRO DE 2014, FOI REALIZADO A 1a. ETAPA DO FUTRICA AFM, CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 26 ATLETAS, MAIS ESPOSAS, FILHA, O DIRIGENTE DO PRAINHA, SR. PAULO ROBERTO E NOSSO AMIGO E ATLETA STUMPF E SEU FILHO PEDRO.

NESTA ETAPA FOI REALIZADO O TORNEIO SIDNEY ALVES VIEIRA, TROFÉU: ANTÔNIO BANDEIRA CONDÉ (METALÚRGICO), TORNEIO EM HOMENAGEM AOS ATLETAS DA FUTRICA AFM E OS QUATRO PRIMEIROS FORAM:

CAMPEÃO: L. HENRIQUE
VICE: WILLIAM
3o. LUGAR: RONDINELY
4o. LUGAR: HÉLIO

HÉLIO (4o. LUGAR) - WILLIAM (VICE) - L.HENRIQUE (CAMPEÃO) - RONDINELY (3o. LUGAR)

L. HENRIQUE - SPORT - RE
1o. TÍTULO TEMPORADA FUTRICA/2014



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Funesp prorroga inscrição de projeto para Fundo de Apoio ao Esporte


A Fundação Municipal de Esporte (Funesp), de Campo Grande, prorrogou até 30 de março as inscrições dos projetos de atletas e equipes que buscam receber o Fundo de Apoio do Esporte (FAE) em 2014. Interessados devem encaminhar um projeto por meio da federação à Funesp.

Os formulários devem ser entregues na sede da entidade (avenida Paulo Machado, 663), em horário comercial. Cartilhas com modelo e informações sobre o FAE estão disponíveis na sede da fundação e no site oficial da entidade (http://www.pmcg.ms.gov.br/funesp).

O FAE foi criado para dar apoio financeiro aos atletas e equipes de Campo Grande, proporcionando condições para melhorar o desempenho físico e técnico e alcançar melhores resultados em campeonatos. Em 2013, o fundo contemplou 175 projetos entre entidades esportivas e atletas. 

Documentação
É necessário que o projeto contenha objetivo, justificativa e planilha de custos, além de dados pessoais e o documento emitido pela federação contendo parecer baseado nos critérios estabelecidos pela comissão gestora.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Minas no Campeonato Brasileiro Interclubes - Modalidade Dadinho

O ‘Campeonato Brasileiro Interclubes – Modalidade Dadinho’ é naturalmente difícil e disputado, mas a edição 2014 – a maior já realizada, com 20 equipes -, que ocorreu no final de semana (dias 08 e 09), foi especialmente complicada. Ela contou com, pelo menos, sete fortes candidatos à conquista: Flamengo/RJ (até então bicampeão), América/RJ, River/RJ, Tijuca/RJ, Piedade/RJ, Tupi/MG e Clube Curitibano/PR.

Além do Tupi, Minas Gerais estava representado pela Associação Portuguesa-Futrica e São Carlos-Futrica, ambos de Juiz de Fora, mais o Olympic de Barbacena e o Prainha de Rio Novo. Porém, todos terão que voltar ano que vem em busca de uma melhor performance e quem sabe o inédito caneco.

Na primeira fase confirmou-se tal dificuldade esperada, destaca-se: a equipe que mais tarde torna-se-ia campeã (Tijuca T.C.) não conseguiu superar nenhum dos outros seis adversários considerados favoritos, entre eles o Tupi, mas obteve a classificação em 3º lugar geral. Dos tais sete postulantes ao título, apenas o Galo Carijó não se classificou para a fase final.


A equipe Carijó viajou ao Rio com o número mínimo de atletas para a disputa, quatro (Hélio, Leco, Luiz Henrique e Alex Lage – na sequência da foto). Pois para que fique claro, no ‘Campeonato Brasileiro Interclubes – Modalidade Dadinho’, cada jogo tem quatro confrontos simultâneos entre os quatro jogadores de cada equipe. Quem ganhar mais confrontos, vence o jogo, havendo também a possibilidade do empate tanto no confronto quanto no jogo. Porém, uma equipe pode contar com mais de quatro botonistas (sendo seis o número considerado ideal), e então revezar entre eles no decorrer das rodadas.

Não podendo fazer o rodízio de jogadores, o Tupi foi perdendo rendimento ao desenrolar do campeonato, nem o início muito bom (com cinco vitórias e um empate) foi suficiente para manter o Galo na zona de classificação, mas ainda assim, a equipe, na base da superação, chegou à última rodada dependendo somente de sua vitória, e infelizmente ela não veio. O empate com a ADDP-Cabo Frio/RJ decretou a eliminação do time juiz-forano.

A partir das quartas, a futura-campeã que, como já foi dito, havia se classificado em 3º lugar sem triunfar sobre nenhum favorito, teria que batê-los para chegar ao título, e não foi diferente! Sem piedade, no primeiro mata-mata ficou para trás os jovens talentosos do Piedade T.C. Na semifinal, uma goleada de campeão, 4 a 0 sobre o então detentor da taça, Flamengo. Depois desse avalanche, a equipe nem precisou vencer na final, diante do River F.C. um empate bastava devido à vantagem obtida ao longo da competição: 1 a 1 e o título foi para o Tijuca T.C. Festa alvirrubra!

Ao Tupi, resta esse ano em nível nacional, somente os campeonatos individuais: a Copa do Brasil, que será disputada em Maio na capital, Brasília. E o Brasileiro, que ocorrerá em Curitiba no mês de Outubro. Neste último, Alex Lage (botonista do Tupi) defenderá seu título.

(Autor: O Estandarte)


TUPI/GRAVINA:
Resultado Final: 12º lugar
Comentários:
- Campanha:
7 vitórias (NFFC/RJ, Vasco/RJ, Operário/MS, Prainha/Rio Novo/MG, Clube Curitibano/PR, Iguaba/RJ e Olympic/Barbacena/MG).
5 empates (Tijuca/RJ, Clube dos 500/RJ, River/RJ, ADDP Cabo Frio/RJ, e Maria Zélia/SP).
7 derrotas (Fluminense/RJ, EC São Carlos/Futrica/MG, Piedade/RJ, Flamengo/RJ, Bola Quadrada/DF, A. Portuguesa – Futrica/MG, América/RJ).
Formação com apenas 4 integrantes, o que comprometeu o rendimento da equipe. No primeiro dia, apesar de conquistar 4 vitórias e 1 empate nos 5 primeiros jogos, a equipe sofreu 5 derrotas e 1 empate nas 6 rodadas seguintes, perdendo para o Fluminense (confronte direto) e sofrendo 2 derrotas regionais para EC São Carlos/Futrica/MG e A. Portuguesa-Futrica/MG.
Cabe ressaltar que a possibilidade de classificação era provável, mas o planejamento da equipe comprometeu todo o trabalho.

Equipe do Tupi/Gravina de Juiz de Fora/MG

A. PORTUGUESA-FUTRICA:
Resultado Final: 13º lugar
Comentários:
- Campanha:
8 vitórias (Iguaba/RJ, River/RJ, Maria Zélia/SP, Tupi/Gravina/MG, Prainha/Rio Novo/MG, NFFC/RJ, Operário/MS e EC São Carlos/Futrica/MG).
1 empates (Piedade/RJ).
10 derrotas (ADDP Cabo Frio/RJ, Olympic/Barbacena/MG, Flamengo/RJ, Clube dos 500/RJ, Clube Curitibano/PR, Bola Quadrada/DF, Tijuca/RJ, Vasco/RJ, Fluminense/RJ e América/RJ).
Formação com 6 integrantes (número ideal para formação de uma equipe). Excelentes resultados, principalmente a vitória sobre o River (vice-campeão) e o empate com o Piedade. Apresentou evolução com referência a participação em 2013, quando ficou na última colocação. Equipe consistente e com um excelente comando do Júlio. Faltou experiência para alguns jogos, principalmente contra Vasco, Olympic, Clube dos 500 e Fluminense.
Havia também possibilidades de classificação. Para o próximo ano se espera uma equipe mais madura que, com certeza, apresentará melhores resultados.

Equipe da Associação Portuguesa/Futrica de Juiz de Fora/MG


EC SÃO CARLOS/FUTRICA:
Resultado Final: 18º lugar
Comentários:
- Campanha:
2 vitórias (Tupi/Gravina/MG e Maria Zélia/SP).
1 empates (Clube dos 500/RJ).
16 derrotas (Flamengo/RJ, Vasco/RJ, Fluminense/RJ, ADDP Cabo Frio/RJ, Piedade/RJ, América/RJ, Clube Curitibano/PR, Iguaba/RJ, NFFC/RJ, Bola Quadrada/DF, Tijuca/RJ, A. Portuguesa/Futrica/MG, Prainha/Rio Novo/MG, River/RJ, Olympic/Barbacena/MG e Operário/MS).
Formação com 6 atletas, mas com 2 garotos de 8 e 10 anos (Nycolas e Felipe consecutivamente), jogando de igual com atletas muito conceituados. Destaque para o empate individual de Felipe com o jogador do Vasco, Renato, pelo placar de 3 x 3. Equipe que eliminou o Tupi/Gravina/MG de disputar a fase de play-offs. Resultado expressivo para uma equipe recém formada e que através de seu grande mentor, Sidney Vieira, segue em ritmo de crescente constante, projetando ainda incomodar muito seus adversários nas próximas edições.

Equipe do E.C. São Carlos/Futrica de Juiz de Fora/MG


PRAINHA/RIO NOVO:
Resultado Final: 19º lugar
Comentários:
- Campanha:
1 vitórias (EC São Carlos/Futrica/MG).
2 empates (Operário/MS e Iguaba/RJ).
16 derrotas (Flamengo/RJ, Vasco/RJ, Fluminense/RJ, ADDP Cabo Frio/RJ, Piedade/RJ, América/RJ, Clube Curitibano/PR, NFFC/RJ, Bola Quadrada/DF, Tijuca/RJ, A. Portuguesa/Futrica/MG, Prainha/Rio Novo/MG, River/RJ, Olympic/Barbacena/MG, Clube dos 500/RJ e Maria Zélia/SP).
Formação no primeiro dia com 5 atletas, mas jogando com apenas 4 no segundo dia. Desempenho abaixo da média, se levar em consideração o nível dos atletas. Mas, a questão também de haver somente 4 atletas no segundo dia, também atrapalhou o desempenho da equipe. Para as próximas edições será necessário, também, a inclusão de, no mínimo, dois jogadores reservas.

Equipe do Prainha de Rio Novo/MG

OLYMPIC/BARBACENA:
Resultado Final: 16º lugar
Comentários:
- Campanha:
5 vitórias (A. Portuguesa/Futrica/MG, Maria Zélia/MG, Operário/MS, EC São Carlos/Futrica/MG, Painha/Rio Novo/MG).
1 empates (River).
13 derrotas (Flamengo/RJ, Vasco/RJ, Fluminense/RJ, ADDP Cabo Frio/RJ, Piedade/RJ, América/RJ, Clube Curitibano/PR, Tupi/Gravina/MG, Iguaba/RJ, NFFC/RJ, Bola Quadrada/DF, Tijuca/RJ e Clube dos 500/RJ).
Formação com 9 atletas. Equipe em crescimento, mas que precisa ter atletas participando das competições individuais a nível nacional. Faz um excelente trabalho em Barbacena através do Cristiano e Paulinho. Tem tudo para evoluir cada vez mais.

Equipe do Olympic de Barbacena/MG

sábado, 15 de fevereiro de 2014

FUTEBOL: Cene oferece cartão de benefícios ao torcedor


O Cene lançou o cartão que oferece benefícios ao torcedor. O programa de vantagens prevê descontos em jogos com mando auriceleste, além de descontos em lojas parceiras e oferecimento de brindes.

O cartão terá três planos de adesão: júnior, sênior e master, com preços e benefícios diferenciados.

O pedido pode ser feito pela fanpage oficial do Cene no Facebook: http://www.facebook.com/CeneOficial

Confira os detalhes:

Cartão júnior (R$ 20/mês + R$ 10 para carteirinha)
- dois ingressos para jogos do Cene no estadual
- 50% de desconto em ingresso para jogos em competições nacionais (exceto Copa do Brasil)
- descontos em lojas parceiras

Cartão sênior (R$ 30/mês + R$ 10 para carteirinha)
- quatro ingressos para jogos do Cene no estadual
- 50% de desconto em ingresso para jogos em competições nacionais (exceto Copa do Brasil)
- uma camisa oficial do Cene
- descontos em lojas parceiras

Cartão master (R$ 40/mês + R$ 10 para carteirinha)
- quatro ingressos para jogos do Cene no estadual
- 50% de desconto em ingresso para jogos em competições nacionais (exceto Copa do Brasil)
- duas camisas oficiais do Cene
- descontos em lojas parceiras

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

GOSTOU DA DICA !?

Tai uma coluna feita no capricho para os amantes do futebol. É uma coluna para botonistas que também curtem fazer times de botão, mas que hoje não sabe qual irá mandar fazer. 

Então meu caro amigo, o boletim dá uma dica para você enriquecer seu arsenal. Serão times brasileiros de diversas épocas ou seleções de vários Países. O time deste mês é: Seleção da Holanda de 1974


Já que estamos em ano de Copa do Mundo e será realizada aqui no Brasil pela 2ª vez, então vamos aproveitar esse espaço no Blog para os amantes do futebol mostrando na foto acima a belíssima seleção da Holanda na Copa de 1974 que encantou o mundo todo com um futebol moderno e envolvente o qual ficou conhecida como "carrossel holandês", tendo no comando  o treinador Rinus Michels, alem de oficializar o seu maior craque, Johan Cruyff. 

Enfim, pena que essa seleção não levantou o caneco, ela chegou à final em duas copas seguidas de 1974 na Alemanha e 1978 na Argentina, mas ironicamente perdeu para os anfitriões. Na foto temos a Holanda com seu belo uniforme de camisa laranja, (cores oficiais do seu Reino) com calções brancos. 

Essa foto foi tirada em 19/06/74 no campo do Borussia quando os holandeses estrearam na copa de 1974 jogando contra a Suécia, a partida ficou no 0 x 0. Em pé da esquerda para direita temos: Suurbier (20) / Haan (2) / Rijsbergen (17) / Krol (12) / Jansen (6) e o goleiro Jongloed. Agachados: Van Henegem (3) / Rep (16) / Neeskens (13) Cruyff (14) e Rosenbrink (15). 

Quer fazer essa histórica seleção Holandesa ? Sugiro é claro botão vitrine na cor laranja, tendo na arte o destaque do distintivo em preto, com os números e nomes também em preto e ao fundo tons levemente laranjado. É isso ai, gostou da dica ?

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

4º CAMPEONATO BRASILEIRO POR EQUIPES MASTER

Acontece no próximo final de semana, em Curitiba, o 4º Campeonato Brasileiro por Equipes Master e o Corinthians estará na disputa.

Vice campeã paulista em 2012, a equipe corinthiana irá com força máxima para a disputa e ainda contratou Leandrin que jogava no Nacional para reforçar o elenco.

A 1ª fase acontecerá no sábado e a semi final e final, no domingo.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

FUTEBOL: Torcedor pode ajudar o Comercial-MS sendo sócio


O programa sócio-torcedor, lançado pelo Comercial-MS, tem objetivos que vão além de apenas arrecadar dinheiro aos cofres do clube. O projeto 'Sou Colorado' irá beneficiar diretamente as categorias de base. Na prática, a forma de contribuição é semelhante à empregada por centenas de clubes brasileiros. O diferencial do programa está na destinação dos recursos arrecadados. 

Com o programa, batizado de 'Sou Colorado', o torcedor poderá fazer o cadastro e o pagamento das mensalidades pela internet. Serão três modalidades: bronze (R$ 9,99/mês), prata (R$ 35/mês) e ouro (R$ 100/mês). Em todos os planos, o torcedor terá direito a descontos em empresas e lojas conveniadas, além de ingressos para os jogos de mando do Comercial-MS no Campeonato Sul-Mato-Grossense 2014. Haverá ainda entrega de brindes e participação em sorteios.

Saiba tudo sobre o programa Sou Colorado no site oficial: http://www.soucolorado.com.br/

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Noroeste confirma mais uma contratação para o Paulistão de Futmesa


A novela terminou! Após um longo período de negociação, o Noroeste de Bauru confirmou, neste final de semana, a contratação de um grande reforço para a disputa do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa. Trata-se de Sérgio Filho (foto), ex-Clube do Botão. O botonista, que foi o principal pontuador da equipe campineira no ano passado, terá a missão de comandar o time de Bauru, na elite do Futmesa paulista.
            
“Precisamos de um atleta com experiência para esta temporada e o Sérgio Filho se encaixa nesse perfil”, destacou Ton, comandante da equipe do Noroeste.
            
Segundo informações obtidas pelo BLOG DO VALINI, o time de Bauru ainda procura por mais um reforço para fechar se elenco.

Copa Estado:
            
Outra equipe que também está com “caras novas” é a Liga Jacareí. O clube anunciou a contratação de três reforços para a disputa da Copa Estado de São Paulo. São eles: Srilis Eric Mourão e os irmãos Paulinho e Dan Garcia, todos de Ubatuba. “São três meninos que jogaram o campeonato juvenil em 2010 e foram campeões por Ubatuba e agora vão estrear pelo adulto aqui em Jacareí”, destaca Edu Redondo, responsável pela equipe.

Outro nome que está sendo muito comentado no litoral norte do Estado é o de Dinho, que já teve passagens vitoriosas por Palmeiras e Santos.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FUTEBOL: Seja sócio-torcedor do Operário-MS


Se você é um verdadeiro operariano e quer ver o Galo voltar a ser grande no cenário do futebol nacional, faça sua parte e adquira um título de sócio 'Sou Operariano Mesmo'.

Confira a lista de planos e benefícios, conforme divulgado no site oficial do clube. Os valores de cada plano encontram-se aqui:

Bronze
- 50% de desconto na compra de ingressos no Campeonato Estadual de mandos de jogos do Operário.
- 20% em amistosos Interestaduais, Internacional e Competições Nacionais.
- Fica limitado 1 um ingresso por S.O.M. e com total controle do Operário.

Prata
- Acesso livre às arquibancadas do Estádio de mando de jogo. 
- 50% de desconto na compra de ingressos nas cadeiras,no Campeonato Estadual de mandos de jogos do Operário. 
- 50% de desconto nas arquibancadas do Estádio de mando de jogo, em amistosos Interestaduais, Internacional e Competições Nacionais. 

Ouro
- O Titular tem direito de assistir aos jogos com um acompanhante terá acesso livre às cadeiras dos Estádios de mando de jogos do Operário. 
- Dependentes legais maiores de 12 anos terão descontos de 70% dos ingressos. 
- Kit de brindes n°2 + 1 camisa Oficial. Saiba mais

Diamante
- O Titular após 24 meses e adesão poderá solicitar o direito a voto nas eleições do Clube.
- O Titular tem direito assistir os jogos com um acompanhante terá acesso livre às cadeiras dos Estádios de mando de jogos do Operário.
- Dependentes legais maiores de 12 anos terão descontos de 90% dos ingressos.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Maria Zélia quebra tabu e faz história no Futmesa paulista


O Maria Zélia, tradicional equipe do Belenzinho, em São Paulo, escreve, neste final de semana, seu nome em mais um capítulo inédito do Futebol de Mesa. O clube será o primeiro time paulista a participar do Campeonato Brasileiro na modalidade “Dadinho”. A competição será disputada neste sábado (8) e domingo (9), no Rio de Janeiro.
            
O time paulista viaja hoje para a “Cidade Maravilhosa”, com Muradian, Guerra, Barthez e Léo Ramos. Ao todo, devem participar da competição, cerca de 20 clubes de todo o Brasil. Flamengo, Vasco, Friburguense e América, todos do Rio de Janeiro, são os favoritos. “O objetivo do Maria é representar bem o estado, mas dentro de um espírito de integração e aprendizagem”, ressalta o botonista Alexandre Guuerra.
            
Segundo informações obtidas pelo BLOG DO VALINI, o regulamento do Brasileiro de “Dadinho” terá, em sua primeira fase, dois grupos de 10 clubes cada, conforme ranking dos participantes, sendo que as equipes jogam entre si dentro dos grupos, classificando-se as quatro primeiras de cada chave para as quartas de final. Um detalhe interessante é que a melhor equipe visitante também será premiada. O torneio será disputado na sede da AABB Tijuca.

A modalidade:
            
No “Dadinho”, cada jogo acontece em uma rodada, idêntico ao Torneio Início da Modalidade 12 Toques, disputado no último final de semana em São Bernardo. Porém, as equipes são de apenas quatro botonistas. As partidas são disputadas em dois tempos de sete minutos, com 9 toques no total e três por botão
.
“O chute no Dadinho é mais imprevisível, pois pode ser de chapa, no lado, de quina ou meio torto. É bem leve, para quem joga 12 toques, tem que tirar força”, explica Guerra.

Além da equipe do Maria Zélia, outros grandes jogadores de São Paulo, também praticam a modalidade, como Cássio (Meninos), Baby (Círculo Militar), Alex Bahr (Corinthians) e o mais novo reforço do time do Ibirapuera, Pedreira.

“O objetivo é angariar mais adeptos para fazer um Campeonato Paulista no segundo semestre deste ano”, completa Guerra.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

" DESTAQUES & CURIOSIDADES "

Ai esta um jovem com uma cara de "Pirulito" segurando um papel e uma vela acesa. Na verdade essa é uma bela obra pintada pelo mestre francês Trophime Bigot (1579 - 1650) em óleo sobre tela denominada de Jovem com uma vela que esta exposta em Roma no Palazzio Doria. Na verdade esse garoto esta com esse jeitão de bobo e boca aberta porque até o momento ele leu e releu durante horas a regra do futmesa e não entendeu nada e pelo jeito dele vai ficar sem entender.


(*) Você sabia que Trophime Bigot nasceu na cidade de Arles e desde pequeno já mostrava sinais que seria um mestre na pintura. Seus pais apostando no talento nato do menino, se mudam para a Itália indo morar em Roma. Ali ele aprendeu a desenvolver sua pintura estudando nas melhores escolas. Se destacou nos trabalhos em estilo barroco. A maioria das suas obras esta na luz da vela, uma característica especial, alem de ter como inspiração o mestre Caravaggio. 

No entanto, hoje não é segura a atribuição de que aproximadamente quarenta obras sejam autenticas e consideradas de sua autoria, os quais estão distribuídas em vários museus, apesar das características peculiares do seu estilo artístico. Recentemente se deu noticia que foi leiolada na Tajan uma importante casa de leilões uma original obra de Trophime Bigt arrematada por mais de 30 mil euros.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

LUIZ HENRIQUE CONQUISTA A 2ª EDC

Neste domingo, dia 02/02/2014, foi a realizada a 2ª Etapa Dadinho Carijó, com a participação de 27 atletas, de 6 clubes: Tupi (Juiz de Fora); A. Portuguesa/Futrica (Juiz de Fora); EC São Carlos (Juiz de Fora); Prainha (Rio Novo); Olympic (Barbacena); e Resende (Resende/RJ).

A Etapa foi disputada com a formação de 4 chaves (3 com 7 atletas e 1 com 6 atletas), classificando os 4 melhores de cada chaves para os play-offs (oitavas-de-final, quartas-de-final, semi-final e final).

Os destaques na primeira fase foram: na Chave A, o atleta Hélio (Tupi); na Chave B, o atleta Betão (Resende/RJ); na Chave C, o atleta Paulinho (Olympic); e na Chave D, o atleta William (A. Portuguesa/Futrica).

A partir das oitavas-de-final, o atleta Luiz Henrique – Tupi/JF (vencedor da 1ª EDC), começou a construir o seu 2º título após a vitória por 5 x 0 sobre Nilo (Olympic/Barbacena). Luiz confirmou sua conquista através do empate (resultado que lhe favorecia) por 3 x 3 com Hélio (Tupi/JF).

Final: Luiz Henrique(D) 3 x 3 Hélio(E)

Rondinely (A. Porutugesa/Futrica) terminou em 3º lugar, após sua vitória por 2 x 1 sobre Sidney (EC São Carlos/Futrica).

Decisão de 3º lugar: Rondinely(D) 2 x 1 Sidney(E)

Finalistas (E para D): Sidney (4º lugar); Luiz Henrique (Campeão); Hélio (Vice0campeão); Rodinely (3º lugar)

Seguem os resultados a partir das oitavas-de-final:


Próxima Etapa no dia 09/03/2014.