sábado, 30 de novembro de 2013

“Vovô” Cássio: O senhor finais


São mais de 24 anos dedicados ao Futebol de Mesa. Ao longo desse tempo, José Cassio Ruiz Erbistise tornou um colecionador de títulos. É hoje, sem dúvida alguma, um dos, senão, o botonista mais respeitado de todo o país. E quando a bolinha de feltro rolar nas mesas do Cisplatina neste domingo (1°), “Vovô” Cássio, como é carinhosamente chamado, estará atingindo um recorde, que dificilmente será batido no mundo do Futmesa: ele disputará a sua 14ª final consecutiva de campeonatos Paulista. E a decisão deste final de semana poderá ter um sabor especial a mais, pois pela primeira vez, o Meninos estará disputando o principal título do Estado e, caso venha a conquistá-lo, Cássio estará escrevendo seu nome na história do clube de São Bernanrdo do Campo.
            
Nesta entrevista, concedida exclusivamente para o BLOG DO VALINI, o “senhor finais” fala sobre a marca histórica, a expectativa desta final, e tudo o que cerca esta inédita decisão. Confira!

BLOG - Neste domingo, dia 1°/12, o senhor estará disputando sua 14ª final consecutiva do Paulista de Futebol de Mesa. O que isso representa?
Cássio: Não sou ligado em marcar resultados, então até o Meninos eliminar o Círculo nem sabia que eu e o Perrotti disputávamos o privilégio de disputar nossa décima quarta final seguida. Só descobri isso após o término da partida. Sinto-me com isso um predestinado e me toquei da importância desse feito quando percebi que esse recorde só poderá ser igualado daqui 13 anos. Acho que é um marco.

BLOG - Das 13 finais anteriores, o senhor venceu 8. Qual é o segredo para se ganhar uma decisão?
Cássio: Ter um time focado e manter a tranquilidade durante todo o jogo. Não é fácil, mas treina-se e participa-se de muitos torneios para se conseguir isso.

BLOG - Nas 13 finais anteriores, o senhor já enfrentou o Palmeiras na decisão? Sabe dizer qual é o seu retrospecto contra a equipe de Palestra Itália?
Cássio: Não sei dizer o retrospecto. Lembro-me de perder uma final no Círculo, mas lembro-me de ganhar duas nos campos neutros do São Judas e do Maria Zélia.

BLOG - Em que sua experiência pode e deve ajudar a equipe do Meninos nesta decisão, até porque, será a primeira final de um Paulista do clube?
Cássio: Insistir no foco, não desistir nunca e principalmente fazer com que todos acreditem que dicas de jogo são importantes numa decisão.

BLOG - Como o time deve se portar nesta final? O senhor vê uma equipe ansiosa pela conquista?
Cássio: Eu acho que quem diz que não fica ansioso perto de uma decisão nunca participou de uma. O Palmeiras, como equipe tem muito mais experiência em decisões, mas todos os jogadores do Meninos já participaram de inúmeras decisões individuais. Embora sejam experiências diferentes ajuda para que cada um jogue a decisão de forma menos nervosa.

BLOG - Em que o jogo deste domingo será diferente da partida que vocês fizeram com o Palmeiras logo na estreia do Paulista deste ano?
Cássio:Será muito diferente para os dois times. Primeiramente aquela partida foi disputada com mesas novas e bolinhas novas. A adaptação foi complicada para ambos. Aquela era a primeira partida do ano para o Meninos contra o time favorito do campeonato na casa deles. Havia uma ansiedade nossa para sabermos como iríamos nos sair ali e no resto do campeonato. Agora é uma decisão em um campo neutro, onde o Palmeiras continua favorito, mas como diria o filósofo decisão é decisão.

BLOG - O fato do jogo ser disputado em campo neutro, ajuda ou atrapalha o Meninos?
Cássio: Acho que o campo neutro torna-se um pouco de surpresa para ambos os times. Então, acho que nem atrapalha nem ajuda nenhum dos times. É igual para os dois. Acho que o que pode atrapalhar é se o ambiente estiver muito quente.

BLOG - A eliminação precoce no Brasileiro de Poços de Caldas pode afetar de alguma forma a empolgação da equipe?
Cássio: Não vejo relação nenhuma entre os dois campeonatos já que até o número de jogadores é diferente e o tipo de disputa também. O que nos atrapalhou é que se não tivéssemos sido eliminados poderíamos jogar mais alguns jogos visando a preparação para essa final.

BLOG - Quais são os pontos fortes do Palmeiras e como pará-los?
Cássio: Experiência, muitos jogadores em ótima fase e um como o Quinho em fase excepcional, é só ver a campanha individual dele no brasileiro.

BLOG - Esta será a última partida com a bola de feltro. Em sua opinião, a CBFM acertou ao trocar a bola de feltro pela MF-200?
Cássio: Conversei com o Waldomiro em Poços e ele não conseguiu fazer até agora uma bolinha de feltro que não fosse artesanal, então a MF200 na minha opinião era a única alternativa. A decisão está correta.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Botão & Vinho

Desta vez não será apresentado para o amigo leitor deste Blog um vinho em especial e sim uma matéria abrangente e interessante para os apreciadores desta nobre bebida que é sobre a reforma VINOGRAFICA do Chile. Ou seja, as 13 regiões produtoras e suas uvas, pois é dali que nascem porque não um dos melhores vinhos do mundo, o chileno. Enfim, se você aprecia essa bebida, então meu caro aprenda agora a conhecer de forma detalhada os excelentes vinhos de origem chilena.   

1) Região - Elqui:  COSTA: Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Noir, vinhos pouco alcoólicos, mais frutados e algo salinos. ANDES: Cabernet Sauvignon, Carmenère e Syrah com taninos muito finos, notas de violeta, frutas negras e algo terroso.

2) Região Limarí: COSTA: Em Altos de Talinay, ótimo equilíbrio entre álcool, taninos e acidez, destaque para Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Noir. ENTRE CORDILHEIRAS: clima mais quente, tintos mais potentes, taninos finos e mineralidade. Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Syrah se destacam.

 3) Região Aconcagua:  COSTA: vinhedos como Zapallar e Concon, excelentes para Sauvignon Blanc e Pinot Noir.ENTRE CORDILHEIRAS: Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e especialmente a Syrah. NOS ANDES: A grande beneficiada é a Syrah, em testes, Tempranillo e Grenache.  

4) Região Maipo: ENTRE CORDILHEIRAS: Cabernet Sauvignon é mais potente e alcoólica. Em direção à Cordilheira da Costa, Malbec, Syrah e Merlot oferecem bons resultados. ANDES: Pirque e Puente Alto, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Cabernet Franc, grandes vinhos como Don Melchor, Santa Rita Casa Real, Almaviva e Viñedo Chadwick.

5) Região Casablanca: COSTA: brancos exuberantes de Sauvignon Blanc e Chardonnay, Pinot Noir também.

6) Região San Antonio: COSTA: Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Noir são importantes.

7) Região Cachapoal: ENTRE CORDILHEIRAS: Carmenère, especialmente em Peumo, sub-região próxima à Cordilheira da Costa. ANDES: Cabernet Sauvignon refinado, Sauvignon Blanc também se destaca.

8) Região Colchagua:  COSTA: complexidade e mineralidade, especialmente no Sauvignon Blanc. ENTRE CORDILHEIRAS: potentes e maduros de uvas Carmenère. ANDES: sub-região de Apalta, sinônimo de Syrah. Grenache e Mourvèdre estão sendo testadas.

9) Região Curicó:  COSTA: Sauvignon Blanc frutado e Pinot Noir bem fresco. ENTRE CORDILHEIRAS: bom amadurecimento da Merlot e expressão elegante da Cabernet Sauvignon. A sub-região de Lontué é uma boa referência. ANDES: Solo vulcânico e clima frio, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Gewürztraminer e Riesling.

10) Região Maule: COSTA: Variedades de clima frio, como Merlot e Pinot Noir e castas brancas se expressam melhor e com maior delicadeza. ENTRE CORDILHEIRAS: Vinhas antigas com raízes profundas conseguem produzir uvas com intensidade de concentração, cor, taninos e acidez. ANDES: Cabernet Sauvignon e Merlot chegam em ponto ótimo de maturação, para evoluir por alguns anos.Brancos com Chardonnay e Sauvignon Blanc, mantêm frutado elegante, exibindo mineralidade e frescor.

11) Região Itata: COSTA:  brancos frescos (e aromáticos, no caso da Moscatel), vinho-base para espumantes e tintos das castas País e Cinsault.ENTRE CORDILHEIRAS: vinhas velhas de País, Cabernet Sauvignon, Carignan e Moscatel e novas de Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Syrah e Pinot Noir.  

12) Região Bío-Bío: ENTRE CORDILHEIRAS: ótimos Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Riesling.

13) Região Malleco: ENTRE CORDILHEIRAS: No vale mais austral do país, as condições são extremas, com muita umidade e frio intenso. Variedades que amadurecem rápido se saem melhor. Ainda assim, granizo e geada ameaçam a safra. Nas zonas mais quentes, com face norte, há ótima luminosidade, que faz aparecer a tipicidade da região: vinhos frutados ou florais, delicados, muito frescos e aromáticos.

                                       Matéria escrita e enviada pelo amigo e botonista Carlos Flosi

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

TUPI F.C. HEPTA CAMPEÃO BRASILEIRO _ MODALIDADE 3 TOQUES

No final de semana dos dias 15, 16 e 17/11/2013, o Tupi F.C. conquistou o seu hepta campeonato brasileiro por equipes de futebol de mesa, na modalidade bolinha 3 toques, na cidade de Belo Horizonte/MG.

Parabéns a todos da equipe carijó, que mais uma vez representou brilhantemente o futebol de mesa de Juiz de Fora/MG.

Campeões Brasileiros de Equipes
Futebol de Mesa - Modalidade Bolinha 3 Toques
Da E para D: Marcus Motta; Leonardo Stumpf; Paulo França; Carlos Henrique Garcia; e Flávio Scarpelli

terça-feira, 19 de novembro de 2013

CORINTHIANS É VICE CAMPEÃO BRASILEIRO

Aconteceu no último feriado, na cidade de Poços de Caldas, o 7o Campeonato Brasileiro Interclubes e o Corinthians terminou com o vice campeonato.

Na 1a fase o Corinthians venceu seus 4 jogos:

SCCP 32 x 14 Maria Zélia - SP

SCCP 25 x 19 Ginástico - RJ

SCCP 30 x 15 IVN - PR

SCCP 37 x 10 Sociedade Mineira - MG

Nas quartas de final o Corinthians enfrentou o Friburguense – RJ e também venceu por 38 a 8.

Na semi final, o Coringão enfrentou novamente o Ginástico e novamente venceu por 26 a 20.

Dou outro lado, o Palmeiras também venceu todos os seus jogos e foi o adversário do Corinthians na grande final e levou a melhor e venceu por 29 a 17.

As atenções agora se voltam para as finais do Campeonato Paulista Aspirantes e Master, onde o Corinthians irá em busca do bicampeonato, no final do mês.


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Aposto que você não sabia

Agora, logo abaixo vem mais um time de futebol vindo de qualquer lugar do planeta onde tem uma interessante explicação sobre o porque do seu distintivo ser assim. Neste mês é o distintivo do: Toulouse F.C.


Ai está o distintivo do simpático time francês o Toulouse. A cruz no escudo do Toulouse é a chamada Cruz Raimondina, Cruz Occitana ou Cruz dos Condes de Toulouse. Essa cruz apareceu pela primeira vez como selo dos documentos do conde Raimond de St - Giles VI em 1221, e atualmente esta em muitos brasões de cidades francesas. 

A cruz do Toulouse, é uma modificação da cruz latina e os 12 discos amarelos nos vértices de cada ponta, representa os signos do zodíaco. Depois, com uma intensa catequização católica na região, houve quem afirmasse que esses discos simbolizavam os 12 apóstolos. 

As cores do time do Toulouse são violeta e o branco. O branco representa a paz francesa, e o violeta lembra a flor-simbolo da cidade, que tem inclusive o importante Festival Anual da Violeta.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O CAMPEONATO PAULISTA INDIVIDUAL 2013 DE FUTEBOL DE MESA

A Federação Paulista de Futebol de Mesa divulgou nessa semana a relação dos atletas com direito em participar do Campeonato Paulista Individual 2013. 

O último evento oficial do ano promovido pela entidade acontece nos dias 7 e 8 de dezembro em diversas sedes simultaneamente e as inscrições tanto para os que possuem vaga garantida quanto para os que estão na lista de espera encerram-se no próximo dia 28.

A Categoria Sub18 será disputada em uma única divisão, já a Categoria Master em duas divisões, a Categoria Adulto em seis divisões. Na composição das divisões a entidade utilizou o ranking de novembro e cada uma terá 12 atletas.

A lista completa dos nomes dos atletas encontra no site da Federação Paulista de Futebol de Mesa.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

LECO CONQUISTA A 10ª EDCG

No dia 10/11/2013, foi realizada, na Sede do Tupi F.C., a 10ª Etapa Dadinho Carijó Gravina.

Etapa com a participação de 21 atletas, distribuídos em 3 grupos com 7 participantes; classificando as 5 melhores campanhas em cada grupo e a 6ª melhor campanha geral para a disputa dos play-offs (oitavas-de-final, quartas-de-final, semi-final e final).

Na primeira fase destacaram-se: na chave A: Fabinho do Olympic de Barbacena; na chave B: Luiz Henrique do Tupi; e na Chave C: Leco do Tupi.

Ao longo do torneio, Leco foi mantendo seu desempenho nos play-offs, até conquistar o título da etapa, após vencer Hélio, também do Tupi, pelo placar de 3x1.

Alex Sindicato, também do Tupi, ficou em 3º lugar após a vitória de 1x0 sobre Rafael Nacional, outro integrante do Carijó de Juiz de Fora.

A 10ª Etapa encerra o ano de 2013 e define os melhores do Ranking. O campeão de 2013, foi Luiz Henrique, do Tupi Gravina, com 43,4 pontos, seguido por Alex Lage, do Tupi Gravina, com 38,4 pontos. Em 3º Lugar ficou Rondinely, da Sociedade Portuguesa/Futrica, com 31,4 pontos; e em 4º Lugar, ficou Hélio, do Tupi Gravina, com 31,3 pontos.

Ficaram classificados para o “Top Ten”, a ser disputado no dia 1º de dezembro:
1º              Luiz Henrique (Tupi Gravina)
2º              Alexandre Lage (Tupi Gravina)
3º              Rondinely (S. Portuguesa Futrica)
4º              Hélio (Tupi Gravina)
5º              Alex Sindicato (Tupi Gravina)
6º              Rafael Nacional (Tupi Gravina)
7º              Sidney (EC São Carlos Futrica)
8º              Julio (A. Portuguesa Futrica)
9º              Paulinho (Olympic Barbacena)
10º             Thiago Henrique (A. Portuguesa Futrica)

Final - (E) Hélio 1 x 3 Leco (D)

Decisão de 3º Lugar: (E) Rafael Nacional 0 x 1 Alex Sindicato (D)

Leco (D) - Campeão da 10ª EDCG

Hélio (C) - Vice-campeão

Finalistas da 10ª EDCG

Abaixo segue a classificação final da 10ª EDCG:
1º            Leco
2º            Hélio
3º            Alex Sindicato
4º            Rafael Nacional
5º            Fabinho
6º            Fabiano
7º            Rondinely
8º            Rener
9º            Luiz Henrique
10º          Paulinho
11º          Cristiano
12º          Thiago Henrique
13º          Julio
14º          Casil
15º          Guilherme Lima
16º          Felipe
17º          Alex Martins
18º          Rogério
19º          Alcides
20º          Luige
21º          Nycolas

Além do "Top Ten", que será a disputa entre os 10 melhores do ranking 2013, haverá também o Torneio Galo Carijó, para os atletas que comparecerem no dia 1º de dezembro. Após a rodada, haverá um almoço de confraternização entre os atletas.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Gostou da dica?

Tai uma coluna feita no capricho para os amantes do futebol. É uma coluna para botonistas que também curtem fazer times de botão, mas que hoje não sabe qual irá mandar fazer. Então meu caro amigo, o boletim dá uma dica para você enriquecer seu arsenal. Serão times brasileiros de diversas épocas ou seleções de vários Países. O time deste mês é: Botafogo F.C.


Ai esta em cima o nosso Pantera, ou melhor o Botafogo de Ribeirão Preto que juntamente com seu rival, o Comercial da mesma cidade, eles  realizam até hoje um dos maiores clássicos já conhecidos  do interior paulista, o "Come-Fogo". 

Porem, os campeonatos regionais não é de hoje que estão perdendo sua força, Federações buscam formulas para mantê-los fortes, mas sem sucesso. Enquanto isso, ai esta na foto o Botafogo-SP no Paulistão de 1977 recebendo em seu estádio a equipe do Palmeiras, reparem na lotação máxima, sem duvida bons tempos. 

Neste ano o Botafogo-SP possuía um time de respeito com Sócrates no comando. A equipe entrou em campo com seu uniforme tradicional sendo a camisa branca, faixa tricolor na horizontal sem a poluição dos patrocinadores. 

A escalação vem da esquerda para direita em pé com: Mario (2) / Paulão (4) / Lorico (5) / o goleiro Leonetti / Tonhão (3) / Macalé (6). Agachados: João Carlos (7) / Sócrates (8) / Arlindo (10) / Zito (9) e Vagner (11). Quer fazer esse Botafogo-SP ? Sugiro botão fechado do tipo "Panorama" com base branca, arte tricolor resinada com destaque ao distintivo, tendo nome e numero em preto. Gostou da dica ?

terça-feira, 12 de novembro de 2013

CAMPEONATO PAULISTA POR EQUIPES

O Campeonato Paulista por Equipes está chegando no seu momento decisivo e o Corinthians continua forte na disputa pelo título em duas categorias (Aspirantes e Master), sendo que em ambas o Todo Poderoso defende o título conquistado em 2012.

No sábado, em jogo válido pela primeira final da Categoria Master, o Corinthians foi até o bairro do Belém enfrentar a equipe do S.A.V. Maria Zélia e foi derrotado por 27 a 23 e agora no jogo de volta, que acontecerá no Parque São Jorge, o Corinthians precisará vencer por 4 pontos de diferença para ficar com o bicampeonato.

Ainda no sábado, pela Categoria Aspirantes, o Corinthians recebeu o time do Circulo Militar, em jogo válido pela última rodada do 2º turno e o Coringão venceu sem maiores dificuldades (30 a 20). 

Com a vitória, o Corinthians terminou com a melhor campanha e jogará pelo empate na partida final contra a equipe do Meninos F.C.. O jogo acontece no dia 30 de novembro.

domingo, 10 de novembro de 2013

III BRASILEIRO INTERCLUBES MASTER - MODALIDADE BOLA 12 TOQUES


Será realizado nos dias 15 e 16 de Novembro o III Campeonato Brasileiro Interclubes Master da modalidade Bola 12 Toques. A competição será disputada na cidade do Rio de Janeiro, mas precisamente na sede CALABOUÇO pertencente ao CR Vasco da Gama, situada na Rua Jardel Jercólis, s/n, Centro, Rio de Janeiro - RJ.

A competição terá início às 11:00h do dia 15/11, onde os clubes serão divididos em dois grupos, classificando-se para as finais os 2 (dois) melhores de cada grupo. As equipes eliminadas disputarão a série Prata.

O Brasileiro Interclubes Master teve sua primeira edição realizada no ano de 2011 na cidade de São Paulo-SP, e teve uma final paulista. A equipe da S.A.V Maria Zélia derrotou o Corinthians pelo placar de 27 x 18 e ficou com o título.Na série Prata o Carcará de Alagoas ficou com o título ao derrotar o Nacional-SP e na série Bronze o Petropolitano-RJ ficou com o título ao bater a equipe do America-RJ. Em 2012 a competição foi disputada na cidade de Curitiba-PR, o estreante CR Vasco da Gama conquistou o título ao derrotar a equipe do Carcará de Alagoas na final, repetindo o placar da edição anterior, 27 x 18. Na séria Prata o Sexta Bola do PR foi o campeão ao derrotar o Fluminense-RJ na final.

As equipes cariocas do CR Vasco da Gama (atual campeã nacional e anfitriã do evento) e o CR Flamengo (atual campeão estadual), são apontadas como favoritas ao título, mas quando a bola de feltro rolar, o favoritismo é posto de lado e tudo pode acontecer, pois equipes como Petropolitano FC, Clube dos 500 - Duque de Caxias, Nacional-SP, Cisplatina-SP e Grêmio - RS tentarão escrever seu nome na história da competição.

sábado, 9 de novembro de 2013

CONFEDERAÇÃO SULAMERICANA DIVULGA SEU RANKING ATUALIZADO - MODALIDADES BOLA 12 TOQUES E SUBBUTEO


A Confederação Sulamericana de Futebol de Mesa divulgou o seu ranking atualizados das modalidades Bola 12 Toques e Subbuteo.

Na modalidade Bola Toques, o Ranking computará sempre a performance dos atletas durante um ciclo de 3 (três) anos, a exemplo do que ocorre no Ranking Brasileiro (pátria mãe da modalidade). Aliás a mesma pontuação adotada pela CBFM foi utilizada pela CSFM na elaboração de seu Ranking.

O brasileiro Marcelo Lages do CR Vasco da Gama aparece na liderança com 1.740 pontos, tendo marcado presença no pódio nas duas edições da competição, seguido por seu companheiro de equipe Igor Quintaes. Ainda entre os brasileiros, os campeões de 2012 e 2013, Fábio Borges, atualmente no Círculo Militar de SP e Alex Bahr do Corinthians-SP, ocupam respectivamente a 6ª e 7ª colocações. No G8 do Ranking, temos a presença de 4 (quatro) brasileiros e (4) argentinos, sendo Cláudio Murcilli do Rosário o argentino melhor colocado, ocupando atualmente a 3ª colocação.


Dentre os clubes, o CR Vasco da Gama Bi-Campeão da competição aparece na liderança, seguido pelas equipes do Rosário-ARG e Palmeiras-BRA. Já no Ranking de seleções, o Brasil, também Bi-Campeão,  ocupa a primeira colocação seguido pela Argentina na 2ª colocação.



Na modalidade Subbuteo a pontuação adotada pela CSFM segue os padrões da FISTF - Federation International Sports Table Football, computando em 100% (Cem por Cento) dos pontos para a competição atual e 50% (Cinquenta por Cento) dos pontos conquistados na edição do ano anterior, sendo o Ranking Bienal com a utilização dos mesmos pontos concedidos pela tabela FISTF.


A exemplo do ocorrido na modalidade 12 Toques, o líder do Ranking na modalidade Subbuteo também é o Brasileiro Marcelo Lages do CR Vasco da Gama com 247,5 pontos. O atual campeão Sul-Americano Rony Suzuki do Fênix de Londrina-PR aparece na 2ª colocação e o brasileiro Igor Quintaes do Vasco da Gama novamente aparece com destaque ocupando a 3ª colocação. O argentino Claudio Murcilli aparece na 4ª colocação e o Campeão de 2012 Fabrizio Bertolini ocupa a 5ª colocação.


Dentre os clubes, o CR Vasco da Gama aparece na liderança, seguido pelas equipes do Rosário-ARG e SAV Maria Zélia de SP. Já no Ranking de seleções, o Brasil, ocupa a primeira colocação seguido pela Argentina na 2ª colocação.

O próximo campeonato Sul-Americano está previsto para ocorrer na cidade de Rosário nos dias 11 e 12 de Outubro de 2014.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CAMPEONATO PAULISTA POR EQUIPES

O final de semana promete estremecer o bairro do Belenzinho. Isso, porque acontecerá a primeira partida da final do Campeonato Paulista Por Equipes Master, entre Corinthians e S.A.V Maria Zélia.  

O jogo de volta será no dia 30/11 no Parque São Jorge e o Corinthians joga por dois empates por te melhor campanha.

Este confronto já se tornou o grande clássico da categoria. O Corinthians estará representado por Alencar, Henrique, Celso, Cebola, Mauro, Atienza e Brito.

Ainda no sábado, pela última rodada do Campeonato Paulista por Equipes Aspirantes, o Corinthians receberá, no Parque São Jorge, o Circulo Militar. O Corinthians já é o campeão do 2º turno e após esta rodada enfrentará a equipe do Meninos F.C. valendo o título da categoria.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

1° Copa "Lorival de Lima"


Foi realizado ontem - dia 3/11 - no Shopping Poços de Caldas, a 1° Copa Interclubes "Lorival de Lima".

Estiveram presentes 4 clubes: Sociedade Mineira, anfitriã do evento, e os convidados Associação Riopardense de Futmesa, de São José do Rio Pardo, Clube do Botão, de Campinas, e Clube XV de Agosto, de Socorro, terra do homenageado Lorival de Lima.

Foram usadas as novas bolinhas de Micro Fibra "MF200", mais uma vez aprovada por todos os participantes.

Lorival de Lima


Para nos dizer quem foi o Sr. Lorival de Lima, ninguém melhor do que Sr. Cássio, seu amigo de longa data. Segue abaixo palavras ditas por Cássio sobre o Sr. Lorival:

"Fabricante, ou melhor, artesão, confeccionava botões desde os anos 70. Era conhecido no meio botonístico como Gepeto, muito disso por suas inovações. Como ele era ferramenteiro, desenvolveu suas próprias ferramentas, o que proporcionava times de melhor qualidade e rapidez na fabricação. Começou seu trabalho em São Paulo no bairro da Aclimação depois mudando para o bairro do Belenzinho, onde entregava todo sábado ao menos 20 times e alguns goleiros fabricados durante a semana. Era um ótimo lugar para encontrar amigos nas manhãs de sábado. Depois mudou para Entre Rios de Minas (cidadezinha cerca de 100km de Belo Horizonte), onde ficou pouco tempo. E nos últimos 15 anos morou e tinha sua fábrica em Socorro/SP. Embora tenha fabricado botões para todas as regras, a maior parte de seus fregueses, hoje órfãos, são jogadores da regra de 12 toques. Com certeza foi o melhor fabricante de botões para a regra de 12 toques e não há um estado brasileiro que não tenha recebido um de seus times. Durante muitos anos também foi o fornecedor oficial das bolinhas oficiais o que lhe causou uma artrite nos dedos das suas mãos devido ao modo artesanal pelo qual as fabricava. Ele enviou times para diversos países como Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México, Itália e Hungria, esse último depois que um campeonato mundial que foi realizado lá e a regra de 12 toques foi apresentada aos húngaros. Sempre confiou na divulgação boca a boca e nunca mergulhou nas modernidades da tecnologia criando sites, blogs, etc. O inusitado deste fabricante é que ele não praticava o futebol de mesa, só produzia os botões para os outros jogarem. Até hoje a regra de 12 toques está de luto."

O Torneio

Todos os clubes se enfrentaram em turno único, sendo que cada confronto teve 2 rodadas.

Na primeira rodada, a Sociedade Mineira foi derrotada pelo XV de Agosto por 14x8. No outro confronto, vitória do Clube do Botão sobre a Associação Riopardense por 13x7.

Na segunda rodada, o Clube do Botão venceu a Sociedade Mineira por 15x6, e no outro jogo mais uma vitória do XV de Agosto, desta vez sobre a Associação Riopardense: 13x10.

Pelo sistema de disputa combinado previamente, os 2 melhores se enfrentariam numa final. Mas, já que o confronto final seria entre os 2 clubes já classificados, optamos por fazer o jogo completo, com 4 rodadas.

Sendo assim, a final foi feita entre o XV de Agosto e o Clube do Botão, enquanto a Sociedade Mineira e Associação Riopardense disputavam a 3°colocação.

Na disputa de 3°, Rio Pardo saiu na frente: 9x3 na primeira rodada. Na segunda a Sociedade Mineira reagiu, venceu por 7x4, mas na terceira mais uma derrota, desta vez por 6x3. E com o empate por 6x6 na última rodada, o placar final ficou 25x19 para a Associação Riopardense.

A grande final entre Clube do Botão e XV de Agosto começou com o empate por 5x5. Na segunda rodada o XV abriu grande vantagem, vencendo por 10x1. O Clube do Botão esboçou uma reação na 3° rodada ao vencer por 7x4, mas o XV de Agosto confirmou o título ao vencer a última rodada por 9x3. Placa final: 28x16






Classificação Final:

Campeão - XV de Agosto - Socorro/SP
Vice - Clube do Botão - Campinas/SP
3° - Associação Riopardense Futmesa - São José do Rio Pardo/SP
4° - Sociedade Mineira - Poços de Caldas/MG

XV de Agosto: Lei, Cassio, Carlos, Guilherme, Rodolfo e Zé Gustavo

Clube do Botão: J. P. Gall, Carlos, Sérgio e Rafael

Associação Riopardense: Evanir, Alfredo, Burilli, Eduardo e Capitelli

Sociedade Mineira: Daniel, Carioca, Hélio e Fernando

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

RENAN É CAMPEÃO DA COPA DOS CAMPEÕES

Terminou ontem a Copa dos Campeões 2013 e quem levou o título foi Renan. Torneio que teve em disputa os 12 primeiros colocados após 12 etapas da Copa Mosqueteiro.

O torneio teve o formato de todos contra todos e foi decidido apenas na última rodada. Justa liderava e empatou em 7 a 7 com R. Moro e Renan venceu Alencar por 4 a 3 e terminou com 25 pontos ganhos contra 23 de Justa que acabou caindo para o 3o lugar. Kleber ficou com o vice campeonato com 24 pontos, após vencer também o seu jogo

Lopes também recebeu seu troféu por ter terminado na liderança após 12 etapas da Copa Mosqueteiro.

Justa – 3° colocado, Lopes - campeão do ranking 2013, Renan – Campeão  da Copa dos Campeões e Kleber - vice - campeão

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Clube 2004 confirma retorno e anuncia times para o Adulto e Máster


E a semana continua sendo de grandes notícias para o Futebol de Mesa paulista. Após o Sete de Setembro confirmar que retoma as atividades no próximo ano, outro importante clube, do litoral, também confirmou a reativação do Departamento de Futmesa. Trata-se do Clube 2004, que será capitaneado pelo “xerife” Bergamini. E a equipe promete “chegar, chegando”. Além da categoria Adulto, que irá disputar a Copa Estado de São Paulo, o clube também terá um time para o Campeonato Paulista de Máster.
            
“A equipe já está quase completa, vamos ter vários pratas da casa retornando. Podemos, inclusive, montar um time para disputar o Aspirantes também”, informou o comandante.
            
Bergamini disse ainda que para o próximo ano o clube terá grandes botonistas, como: Walnir, Wagner Luiz, Rodrigo Ruiz, Adriano, Junior Souza e Charleaux, no Adulto; além do próprio Bergamini, Novaes, Silvio Pires, entre outros no Máster. “Ponho muita fé na equipe principal e no Máster”, acrescentou o xerife praiano.
            
O BLOG DO VALINI apurou que os botonistas Vitor Luiz (ex-Fundação) e Schon (ex-Clube do Botão) também podem ser anunciados como reforços no Clube 2004.

LIGA:
            
Outro assunto abordado pelo BLOG DO VALINI, com Bergamini, foi a criação da Liga Metropolitana da Baixada Santista, fundada neste ano e que teve como grande campeão, no geral, o botonista Alexandre Schon. O comandante do litoral confirmou que o projeto será mantido no calendário para o próximo ano. “A liga é uma necessidade dos clubes. Tanto para integrar a modalidade, como para aumentar a dificuldade nas competições regionais. Eu, Edu Lemos, Mário, Cleo e Diogo, articulamos pela integração, e deu certo. Criou-se uma rivalidade saudável”.
            
Com isso, o litoral passará a ter três clubes filiados e atuantes na Federação Paulista de Futebol de Mesa na próxima temporada: o 2004, a Portuguesa Santista e o Ocian.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Bombas no Futebol de Mesa Paulista


Duas grandes notícias agitaram o Futebol de Mesa nas últimas horas. A primeira delas vem do ABC. Embora a equipe do Meninos esteja focada na decisão histórica do Campeonato Paulista de Futmesa, marcada para dezembro, contra o Palmeiras, o clube de Rudge Ramos segue atento ao “Mercado da Bola de Feltro” e confirmou nesta quarta-feira (30) a contratação de Sérgio Ricardo, que estava no Corinthians. Inclusive, o atleta já comunicou sua saída da equipe de Parque São Jorge e não viaja para Poços de Caldas (MG), onde o clube irá disputar o Campeonato Brasileiro por Equipes, agora em novembro. A despedida de Sérgio Ricardo do "Timão", acontecerá após o Campeonato Paulista Individual, em dezembro.
            
Procurado pelo BLOG DO VALINI, Sérgio Ricardo disse poucas palavras sobre sua saída do Corinthians. “Aconteceram coisas que discordo e resolvi sair”, resumiu o botonista sem entrar em detalhes.
            
O botonista também falou sobre a nova casa. “O Meninos é um clube bem organizado, acho que é o clube que mais está crescendo no Futmesa de São Paulo e a motivação deles me parece ser bem bacana.  Tudo isso pesou na minha escolha”. Serginho também rasgou elogios para os novos companheiros. “Os caras demonstraram querer muito minha presença, e isso me deixou bem contente”, completou.

 

NOVO VELHO CLUBE:
            
A outra grande notícia da semana, vem da Água Rasa. É a volta do clube G.D.R. 7 de Setembro aos meios botonísticos. A equipe que já participou de vários campeonatos até a década de 90, foi reaberta e volta com tudo na próxima temporada. Segundo informações obtidas pelo BLOG DO VALINI, o responsável pelo trabalho junto ao clube será Elias Gaba. Especula-se que cerca de 10 botonistas já estejam acertados com o 7 de Setembro, entre eles, nomes como Repi, TC, Montanha (todos ex-Círculo Militar), Paçoquinha (atualmente sem clube), Sérgio Moro (ex-Corinthians) e o craque Rafa (que jogou em 2012 pelo Santos e nesta temporada se ausentou das mesas). Pinna, Francisco Junior e Celsinho também são nomes fortes dentro do clube.

domingo, 3 de novembro de 2013

Tchaka é o primeiro reforço do Flamengo para 2014


O botonista Rafael Tavernari, popularmente conhecido como Tchaka, está de casa nova. Na noite de terça-feira (29), o atleta que defendeu a equipe do Fundação na atual temporada, anunciou em uma rede social, que estará defendendo as cores do Flamengo, recém promovido a elite do Futebol de Mesa paulista. Esta será a segunda passagem de Tchaka por Americana. A primeira foi ano de 2009, ainda como Rio Branco. “Deixo certo já que vou jogar com vocês em 2014” foi o comunicado feito pelo jogador para o comandante do Flamengo, Gilberto Hackmann.
            
Nesta quarta-feira (30), Tchaka explicou ao BLOG DO VALINI os motivos que o levaram para o Flamengo. “Já joguei com eles em 2009 e fui muito bem recebido, então resolvi aceitar definitivamente o convite”. Além disso, foi pelo clube de Americana que o botonista conquistou sua primeira medalha em torneios da Federação Paulista, obtendo a 5ª colocação na Série Bronze, no 1° Torneio Aberto de 2009, competição disputada no ginásio do Corinthians.

O atleta ituano também agradeceu o Fundação pela acolhida neste ano e lamentou os resultados. “Fui muito bem recebido, só que não pude jogar muito porque viajar sozinho é complicado, mas agradeço a todos do Fundação pela oportunidade”.

sábado, 2 de novembro de 2013

ALESSANDRO É CAMPEÃO DO 2° SUPER OPEN 2013

Aconteceu no último final de semana o 2° Super Open de 2013, realizado pela Federação Paulista de Futebol de Mesa, na cidade de São Bernardo e mais uma vez o Corinthians esteve no lugar mais alto do pódio.

O Coringão esteve representado por 9 botonistas, divididos entre as 4 séries do Campeonato, pois diferente dos demais torneios individuais, o Super Open é misturado por botonistas das categorias Adulto, Master e Juvenil e não pela colocação do ranking.

No sábado, na Série Kleber Valbono, Alessandro foi vencendo todos os seus adversários até chegar na grande final, onde também venceu, levantando a taça de maneira invicta. 

Tivemos também no domingo, Renan ficando com o 5° e Quartim ficando em 7° lugar na série Eliahou Vidal.

Alessandro - Campeão do 2° Super Open 2013

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

TUPI F.C. NO TOPO DO BRASIL, ATRAVÉS DA CONQUISTA DE ALEX LAGE

Nos final de semana dos dias 26 e 27/10/2013, foi realizado na cidade de Campo Grande/MS, o 6º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa Dadinho.

Juiz de Fora foi representada através de 2 Clubes: o Tupi F.C., com os atletas Alex Lage, Luiz Colla e Hélio Pereira; e a Sociedade Portuguesa/Futrica, com Fabiano e João Paulo.

Alex Lage foi, fase a fase, derrotando seus adversários, até conquistar o título com uma vitória expressiva por 5 x 1 contra Lian do C.R. Flamengo.

FT
Alex Lage - Campeão do 6º Brasileiro de Futebol de Mesa Dadinho

Luiz Colla ficou em Sexto Lugar (obs: é a terceira vez consecutiva que o atleta termina em sexto no brasileiro: Brasília/2011; Curitiba/2012; e Campo Grande/2013), sendo eliminado nas quartas-de-final após o empate por 2 x 2 com Gatto do Fluminense F.C.

FT
Luiz Colla (E) - 6º Lugar

Hélio terminou a competição com o Oitavo Lugar da Prata.

FT
Hélio Pereira; Alex Lage; e Luiz Colla (Atletas do Tupi F.C. de Juiz de Fora/MG)

Fabiano e João Paulo ficaram respectivamente nas 10ª e 11ª colocações na Prata.

FT
João Paulo e Fabiano (Atletas da Sociedade Portuguesa/Futrica de Juiz de Fora/MG)