quinta-feira, 31 de outubro de 2013

BARI É CAMPEÃO DA CHAMPIONS LEAGUE - MODALIDADE SUBBUTEO


Foram realizadas nos dias 26 e 27 de Outubro no PalaBarbuto Sports Palace em Nápoles na Itália a Champions League e Europa League 2013 da modalidade Subbuteo.


A liga dos Campeões e Liga Europa são os eventos mais importantes do Futebol de Mesa/Subbuteo no velho continente.


A Champions League chegou nessa temporada a sua vigésima edição, e teve o BARI como grande campeão. Já a Europa League chegou a sua 4ª edição e teve a equipe grega TSC Falcons Athens como campeã.


Participaram das Ligas 30 (trinta) clubes, sendo 9 (nove) da Itália, 7 (sete) da Bélgica, 4 (quatro) da Grécia, 3 (três) de Malta, , 2 (dois) da França, 2 (dois) da Alemanha, 1 (um) da Áustria, 1 (um) da Suiça e 1 (um) da Inglaterra.


Na Champions, a final, que teve transmissão ao vivo pela TV,  foi disputada por dois clubes italianos que fizeram uma final memorável. A partida estava nas mãos da equipe de PISA quando nos momentos finais ocorreu a reação da equipe de Bari, empatando a partida no tempo normal em 1 x 1. Na morte-súbita, o espanhol Carlos Flores fez o gol do título no confronto contra o italiano Daniele Bertelli.


Na Europa League, o TSC Falcons da Grécia derrotou pelo placar de 2 x 0 o A.S. Hennuyer da Bélgica.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Edu Santos, Alessandro, Dile e Michilin fazem a festa no II Super Open

Mais uma vez o Meninos abriu as portas para um torneio individual da FPFM (Federação Paulista de Futebol de Mesa). Neste final de semana, dias 26 e 27, o clube de São Bernardo do Campo foi palco do II Super Open Paulista. A competição, que mistura atletas de todas as categorias (Máster, Adulto e Juvenil), contou com mais de 100 botonistas. Confira os premiados de cada série:
            
No sábado (26), pela Série Denis Constantino, o campeão, invicto, foi Edu Santos (Meninos) que na grande final venceu Diney (Palmeiras) por 4 a 3. Completaram o pódio: 3° Lugar: Marcio Stipp (Flamengo); 4° Lugar: Léo Armani (Noroeste); 5° Lugar: Sérgio Nenê (Maria Zélia); 6° Lugar: Cambraia (Cisplatina); 7° Lugar: Rodrigo Ribeiro (Maria Zélia) e 8° Lugar: Thiago (Círculo Militar).
            
Na Série Kleber Valbono, Alessandro (Corinthians), também invicto, faturou o caneco, ao derrotar João Pedro (Clube do Botão). Em 3° Lugar ficou Farinha (Cìrculo Militar); 4° Lugar: Pudim (Círculo Militar); 5° Lugar: Barricelli (Maria Zélia); 6° Lugar: Albarello (Meninos); 7° Lugar: Marcio Costa (Clube do Botão) e 8° Lugar: Fabio Roberto (Maria Zélia).
            
No domingo (27), mais duas séries foram realizadas. Dile (Maria Zélia), sagrou-se campeão da Série Eduardo Luiz Paiva, ao derrotar na final Edu Redondo (liga Jacareí) por 5 a 4. Lê (Meninos) foi o 3°, seguido por Vanno (Meninos), em 4; Jefferson (Palmeiras), em 5°; Cássio (Meninos), em 6°; Vinícius Ramalho (Meninos), em 7° e Wagner Luiz (Portuguesa Santista), na 8ª posição.
            
Por fim, tivemos a Série Eliahou Vidal, cujo campeão foi Michilin (Palmeiras), com Bruno Blois (Liga Jacareí) ficando com o vice-campeonato. Garcia (Maria Zélia) terminou na 3ª posição, com Léo Rodrigues (Nacional) em 4°. Fecharam a lista dos premiados: Renan Tusura (Corinthians) em 5°, Quartim (Corinthians) em 6°, Limão (Meninos) em 7° e Celsinho (Círculo Militar) em 8°.

Fonte: http://blogdovalini.blogspot.com.br

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Em Campo Grande, mineiro conquista título brasileiro de futebol de mesa


O futebol de mesa tem um novo campeão na modalidade dadinho. Alex Lage, do Tupi-MG, conquistou o título brasileiro no torneio disputado neste fim de semana, em Campo Grande. O mineiro de Juiz de Fora superou na final o flamenguista Lian e ficou com o troféu da Série Ouro. Este foi o segundo triunfo nacional de Lage: o primeiro veio em 2008.

A competição reuniu 56 botonistas de seis estados, que mediram forças durante dois dias na sede do Círculo Militar. Pela fórmula de disputa, os jogadores foram divididos em três séries: Ouro, Prata e Bronze. Tavares, do Flamengo, e Júlio, do Racing-PR, sagraram-se campeões das Séries Prata e Bronze, respectivamente. O sul-mato-grossense mais bem colocado no brasileiro foi Claudio Junior, do Operário-MS. Ele ficou com o troféu de 3º lugar da Série Bronze ao vencer o colega de time Christian Camillo. Atletas de 1º a 4º lugares ganharam troféus, e de 5º a 8º lugares, medalhas.

Decisão de 3º lugar: Gatto (Fluminense) x Maia Júnior (River-RJ)

No sábado (26), os atletas foram divididos em seis chaves e disputaram um total de 234 partidas na primeira fase. Na etapa seguinte, classificados e eliminados formaram dez novas chaves nas séries Ouro e Prata, e fizeram mais 115 jogos. No domingo (27), foram concluídas as séries Ouro, Prata e Bronze, com mais 258 confrontos até a final. A rede balançou mais de 2 mil vezes em todo o torneio.

O 6º Campeonato Brasileiro de futebol de mesa – modalidade dadinho é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) e realizado pela Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (Fefumems).

Crescimento em MS

Esta é a primeira vez que Campo Grande sedia uma competição nacional do futebol de mesa. A federação estadual foi criada há um ano e já conta com 28 botonistas federados e 6 clubes. A prática esportiva tem crescido nos últimos tempos com treinos semanais e campeonatos mensais nas regras dadinho e bola 12 toques. 

Na opinião do presidente da Fefumems, Hélder Rafael, a modalidade só tem a se fortalecer no estado com a realização do brasileiro. “Esse esporte é uma atividade excelente para o lazer e para se fazer amigos. Os praticantes são apaixonados pelo jogo de botão, e existe toda uma cultura fascinante além das quatro linhas. E não precisa ser craque para jogar”, disse.

Para praticar futebol de mesa em Campo Grande, interessados podem entrar em contato com a Fefumems pelo telefone (67) 9217-7632 (Hélder). Mais informações estão disponíveis no site oficial (www.fefumems.org.br) e na fanpage do Facebook (www.facebook.com/fefumems).

Atletas de 1º a 4º lugares ganharam troféus, 
e de 5º a 8º lugares, medalhas

Confira quem são os melhores colocados em cada série:

OURO
1º - Alex Lage (Tupi-MG)
2º - Lian (Flamengo)
3º - Gatto (Fluminense)
4º - Maia Júnior (River-RJ)
5º - Bruno Romar (Flamengo)
6º - Luiz Henrique (Tupi-MG)
7º - Sérgio Veras (Flamengo)
8º - Jeferson (Flamengo)

PRATA
1º - Tavares (Flamengo)
2º - Rodrigo Macieira (Tijuca-RJ)
3º - Ronald (Flamengo)
4º - Dino (Nova Friburgo-RJ)
5º - Ronaldo (ADDP-RJ)
6º - Jonas Kojala (Nova Friburgo-RJ)
7º - Rodrigo Alva (Sobotoms)
8º - Hélio (Tupi-MG)

BRONZE
1º - Júlio (Racing-PR)
2º - Francisco (Asfume-DF)
3º - Claudio Junior (Operário-MS)
4º - Christian Camillo (Operário-MS)
5º - Pedro (Asfume-DF)
6º - Beneides (Comercial-MS)
7º - Luigi Mollerke (Operário-MS)
8º - Almir (Fluminense)

sábado, 26 de outubro de 2013

CHAMPIONS E EUROPA LEAGUES OCORREM EM NÁPOLES NESTE FINAL DE SEMANA - MODALIDADE SUBBUTEO.


Serão realizadas nos dias 26 e 27 de Outubro no PalaBarbuto Sports Palace em Nápoles na Itália a Champions League e Europa League 2013 da modalidade Subbuteo.

A liga dos Campeões e Liga Europa são os eventos mais importantes do Futebol de Mesa/Subbuteo no velho continente.

A Champions League chega nessa temporada a sua vigésima edição, e representa o troféu de maior prestígio entre os clubes europeus. Já a Europa League terá a realização de sua 4ª edição.


O local das competições será o PalaBarbuto Sports Palace, inaugurado em 2003, com capacidade de 5.500 lugares, o ginásio encontra-se localizado na Viale Giochi del Mediterraneo, ao lado da piscina Scandone. 

Participarão das Ligas 30 (trinta) clubes, sendo 9 (nove) da Itália, 7 (sete) da Bélgica, 4 (quatro) da Grécia, 3 (três) de Malta, , 2 (dois) da França, 2 (dois) da Alemanha, 1 (um) da Áustria, 1 (um) da Suiça e 1 (um) da Inglaterra.


Os atuais campeões são as equipes italianas do SC Fiamme Azurre CM e Bologna Tigers, respectivamente campeões da Champions e Europa League.

Mais informações poderão ser obtidas no site http://fistfchampions2013.wix.com/napoli#!intro/c1ifm

A FISTF - Federation International Sports Table, encontra-se estudando a possibilidade da realização em 2014 da FISTF WORLD CLUB CHAMPIONSHIPS,  neste caso, a competição ganha um interesse a mais para a CBFM, uma vez que, uma equipe brasileira é a atual campeã da América do Sul. Neste caso, o CR Vasco da Gama estaria garantido no Mundial de Clubes.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Meninos prepara ação social para o Super Open de Futmesa


Aliar Futebol de Mesa e solidariedade. Esse é o objetivo do clube Meninos neste final de semana, durante a disputa do II Super Open de Futebol de Mesa. A competição, que reunirá mais de 100 botonistas do estado, será realizada no sábado (26) e também no domingo (27), na sede do alviverde de Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.
            
Em parceria com a diretoria social do clube, o Departamento de Futebol de Mesa, sob o comando de Vinícius Ramalho, estará iniciando uma arrecadação de brinquedos. “Nós abraçamos a ideia e achamos que com um grande grupo de botonistas, podemos ajudar a campanha do clube. Estaremos aceitando qualquer brinquedo, novo ou usado, desde que em bom estado. Não temos ideia do número que podemos arrecadar, mas contamos com a colaboração do maior número possível de atletas”, disse Vinícius Ramalho ao BLOG DO VALINI. 
           
Todos os brinquedos serão distribuídos para crianças carentes no Natal, sendo que a instituição a ser beneficiada ainda será definida pela diretoria social do clube.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

LUIZ HENRIQUE CONQUISTA A 9ª EDCG

No dia 20/10/2013, foi realizada, na Sede do Tupi F.C., a 9ª Etapa Dadinho Carijó Gravina.

Etapa com a participação de 25 atletas, distribuídos em 4 grupos; 3 grupos com 6 participantes e 1 grupo com 7 participantes; classificando as 4 melhores campanhas, em cada grupo, para a disputa dos play-offs (oitavas-de-final, quartas-de-final, semi-final e final).

Na primeira fase destacaram-se: na chave A: Alex Lage; na chave B: Julio; na Chave C: Luiz Henrique; e na chave D: Rafael Nacional.

Ao longo do torneio, Alex Lage, Luiz Henrique e Rafael Nacional continuaram com a mesma "pegada", aparecendo como destaque nas etapas finais, Betão do Resende/RJ.

Nas etapas finais, Luiz Henrique seguiu, de forma invicta, vencendo seus adversários até conquistar o título. Destaque na semi-final, com a vitória sobre Betão, pelo placar de 5x1, e a vitória na final sobre o favorito Alex Lage (38 gols em 10 jogos) pelo placar de 5x2.

Alex Lage foi o vice-campeão; e Rafael Nacional ficou em 3º lugar após a vitória por 2x1 sobre Betão.

Finalistas:
Em pé: (E para D) - Júlio (7º Lugar); João Paulo (5º Lugar); Betão (4º Lugar);
 Rafael Nacional (3º Lugar); Luiz Henrique (Campeão); e Alex Lage (Vice-campeão)
Agachados: (E para D) - Thiago Henrique (8º Lugar ); e Rondinely (6º Lugar)

Agradeço a presença de todos e o sucesso de mais uma Etapa Dadinho Carijó.
Próxima Etapa Dadinho Carijó, dia 10/11/2013.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

RONI SUZUKY É CAMPEÃO SUL-AMERICANO - MODALIDADE SUBBUTEO


A sede do Cisplatina, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, recebeu no dia 13/10/2013 a quarta edição do Campeonato Sulamericano de Futebol de Mesa - Modalidade Subbuteo.

Na categoria individual, o título ficou com Roni Suzuky do Fênix - PR, que na final derrotou Marcelo Lages do Vasco da Gama.

No período da manhã, 16 atletas foram divididos em quatro grupos de quatro, sendo que os dois primeiros de cada grupo, se classificavam para a fase mata-mata. Pelo Grupo A, o argentino Cláudio Murcilli atropelou seus adversários e avançou como primeiro colocado, em uma campanha com 100% de aproveitamento. Na segunda posição ficou o estreante no modalidade Michilin do Palmeiras, com 6 pontos ganhos. Foram eliminados: Ronaldo Marques - SAV Maria Zélia e Thiago Penna - Vasco da Gama.

No Grupo B, a liderança terminou com o atual campeão brasileiro Marcelo Lages, que também anotou 9 pontos e 100% de aproveitamento. Em segundo se classificou Renato Barthez Pinheiro do SAV Maria Zélia com 6 pontos. Já os competidores Thiago Sayeg do SAV Maria Zélia e José Farah do Cisplatina, foram eliminados.

No Grupo C, a liderança terminou com estrangeiro Andrea Gasparini do Vasco da Gama, que também anotou 9 pontos e 100% de aproveitamento. Em segundo se classificou Roni Suzuky com 6 pontos. Já os competidores Gonzalo Gomes do Rosário da ARG e Guilherme do SAV Maria Zélia, foram eliminados.

No Grupo D, o mais equilibrado da 1ª fase, a liderança terminou com Igor Quintaes do Vasco da Gama, que somou 7 pontos. Em segundo se classificou Daniel de Matos também do Vasco da Gama com 5 pontos. Já os competidores Sebastian Pesci com 5 pontos e Edgar Schoenfeld do Rosário da ARG, foram eliminados.

Os atletas classificados voltaram às mesas para o início do mata-mata. Nesta fase os confrontos foram os seguintes: Marcilli 0 (2) X (3) 0 Roni Suzuky (partida definida nos shout-outs após empate na morte súbita em 0x0); Michilin 0 x 1 Igor Quintaes; Andrea Gasparini 1 x 0 Renato Barthez e Daniel de Matos 0 x 1 Marcelo Lages.

Os vencedores foram para mais um embate nas semi-finais, que teve os seguintes jogos: Roni Susuky 1 x 0 Igor Quintaes e Andrea Gasparini 2 (1) x (2) 2 Marcelo Lages (partida definida nos shout-outs após empate na morte súbita em 0x0).

Na disputa pelo 3° Lugar, Gasparini venceu Igor Quintaes por 2 a 0 e na grande decisão, em um jogo muito disputado, Roni Suzuki quebrou uma série de vice-campeonatos e derrotou Marcelo Lages por 2 a 0, e se sagrou campeão da América.


Pódio formado por Roni Suzuky (Campeão), Marcelo Lages (Vice-Campeão), Andrea Gasparini 3º Lugar e Igor Quintaes - 4º colocado.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

ANDRÉA GASPARINI É CAMPEÃO DO OPEN INTERNACIONAL DE SÃO PAULO - MODALIDADE SUBBUTEO


Foi realizado no dia 13/10/2013 o International Open de São Paulo, tendo a FPFM – Federação Paulista de Futebol de Mesa, como organizadora do evento junto com a CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, e chancela da FISTF – Federation International Table Football.


A competição que contava pontos para o ranking mundial FISTF teve a participação de 16 competidores, que foram divididos em 4 grupos de 4 competidores. Após 1ª fase, 8 atletas se classificaram para a fase mata-mata da competição internacional.

Confira os confrontos das Quartas de Final:

Murcilli (ASR 08 - Rosário - ARG) 0 x 1 Rony Suzuki (Fênix - PR - BRA)
Renato Barthez (SVA Maria Zélia - SP - BRA) 2 x 3 Igor Quintaes ( Vasco da Gama - RJ - BRA)
Andrea Gasparini ( Vasco da Gama - RJ - BRA) 1 x 0 Michilin (SE Palmeiras - SP - BRA)
Daniel de Matos (Vasco da Gama - RJ - BRA 0 x 1 Marcelo Lages (Vasco da Gama - RJ - BRA)

Semi-Finais:

Rony Suzuki (Fênix - PR - BRA) 2 x 1 Igor Quintaes ( Vasco da Gama - RJ - BRA)
Andrea Gasparini ( Vasco da Gama - RJ - BRA) 2 x 1  Marcelo Lages (Vasco da Gama - RJ - BRA)

Disputa do 3º Lugar:

Marcelo Lages (Vasco da Gama - RJ - BRA) 1  (2) x(1)  1  Igor Quintaes ( Vasco da Gama - RJ - BRA)


Final:

Andrea Gasparini ( Vasco da Gama - RJ - BRA) 3 x 1 Rony Suzuki (Fênix - PR - BRA)


A premiação foi entregue pelo presidente da LAFM e contou com a presença do técnico da Seleção Brasileira Professor De Franco representando a CBFM.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Socorro se prepara para receber o “Bom Senso Futebol de Mesa”


A cidade de Socorro recebe no próximo dia 26 (sábado), o torneio que está sendo chamado de “Bom Senso Futebol de Mesa”. Trata-se de uma competição que será disputada no sistema mata-mata e que já conta, de acordo com os organizadores, com mais de 50 inscritos. 

Segundo o botonista Fabio Bolla, um dos envolvidos com o evento, a ideia não é boicotar a FPFM (Federação Paulista), que na mesma data estará realizado o II Super Open no clube Meninos, em São Bernardo do Campo. “Não é nada contra a federação, nem contra o Meninos. 

Mas a favor de mantermos a tradição da cidade de Socorro. É a hora de nós, botonistas, retribuirmos todo o carinho que o povo de Socorro tem com o esporte há 19 anos”, explicou Bolla, que também justificou como surgiu o movimento. “A ideia nasceu na chácara do Elias, por mim, Justa, Elias e o Cesão (Zuccato), durante a disputa de um dos ‘Closes OFF Road’”.
            
Procurado pelo BLOG, Zuccato esclareceu que o objetivo principal é a integração dos botonistas com muita diversão. “O convite é aberto a todos, federados ou não federados. Como temos apenas seis mesas disponíveis, o torneio será mata-mata, e quem chegar até o inicio da segunda rodada ainda participa. O valor ficou estipulado em R$ 5 só para ratearmos uma parte dos custos das premiações e após o torneio acontecerá uma confraternização (churrasco) entre os participantes”.

O torneio terá início às 9h30 e será realizado na sede do clube Xv de Agosto. Haverá premiação para os três primeiros colocados e as bolinhas que serão usadas são as mesmas dos torneios da FPFM.

domingo, 20 de outubro de 2013

VASCO CONQUISTA A AMÉRICA NO SUBBUTEO!! - MODALIDADE SUBBUTEO


A equipe de futebol de mesa vascaína conquistou o Sul-Americano de Subbuteo, competição disputada no último final de semana (12 e 13/10), no Cisplatina F. C. em São Paulo-SP.


Um triangular foi decidido entre Vasco (atual campeão brasileiro), S.A.V Maria Zélia (clube paulista - cidade sede) e o Rosário (atual campeão sul-americano e argentino). Os vascaínos venceram a equipe paulista por 4 x 0 e na final repetiram o placar de 4 x 0 contra os argentinos que haviam derrotado pelo placar de 3 x 0 a equipe do S.A.V Maria Zélia.


Confira a ficha técnica das vitórias do Gigante da Colina na competição:

CR Vasco da Gama 4 x 0 S.A.V Maria Zélia

Marcelo Lages 2 x Ronaldo Marques
Igor Quintaes 3 x 0 Sayeg
Andrea Gasparini 4 x 0 Renato Barthez
Daniel de Matos 6 x 0 Guilherme

CR Vasco da Gama 4 x 0 A.S Rosário 08

Marcelo Lages 1 x 0 Murcilli
Andrea Gasparini 6 x 0 Gonzalo Gomes
Igor Quintaes 1 x 0 Sebastian Pesci
Daniel de Matos 3 x 0 Edgar Schoenfeld


Com o título o Vasco da Gama chegou ao seu 2º Título Interclubes na modalidade e assumiu a 1ª colocação no Ranking Sul-Americano.

A Confederación Sudamericana de Fútbol de Mesa confirmou a realização do V Sul-Americano de Futebol de Mesa na cidade de Rosário na Argentina no período de 11 até 13 de outubro de 2014.

sábado, 19 de outubro de 2013

Botonistas opinam sobre a bola usada no II Sulamericano de Futmesa


O II Campeonato Sulamericano de Futebol de Mesa, disputado no último final de semana, em São Paulo, levou para as mesas as bolinhas de EVA, fabricadas pelo Waldomiro Riemma, de Goiás. Embora criticada por alguns botonistas, uma vez que a bola homologada é a de feltro, as disputas transcorreram normalmente e ao término da competição, o BLOG DO VALINI conversou com alguns botonistas, de várias partes do país, para saber o que cada um achou do material. Confira os depoimentos:

ALEX BAHR (SP): Sobre a bolinha, nota 6. Toque: excelente; Chute: Se for um chute reto excelente, se for cortar, para escolher um canto, horrível. Particularmente não aprovo.

ROBERTINHO (PR): Nivelamento por baixo, uma loteria no chute, falta de precisão e um total descaso com regularidade. Se essa bola de EVA for aprovada, infelizmente, eu paro de jogar. Não me dediquei mais de 20 anos pra jogar com um material que não oferece precisão.

IGOR (RJ): Joguei 3 partidas apenas com a nova bolinha e gostei sim. Precisa de um pouco mais de força pra subir e pra cortar a bola nos cantos é necessário virar mais. O lado positivo é que ajuda o toque, principalmente pra quem está começando e ela não descai sozinha.

RENATO BORGES (GO): O que achei bom: o toque e a corrida. O que achei ruim: o tamanho e o chute. Aliás, o chute é uma loteria, inconstante demais. A bola não permite chute de trivela, chutes por cima só se ela apontar reta e de ponta é bem complicado colocar curva na bola. Não aprovo. Uma bola que você faz 8 gols num jogo e depois faz 1 ou 2 não tem constância.

QUINHO (SP): O lado positivo é que você pode tocar tranquilamente e chegar onde quiser para chutar. O toque é perfeito. O lado negativo, na minha opinião, é que para quem tem mais facilidade em chutar nos cantos ela fica bem mais difícil de virar. Acho que isso é uma opinião geral de todos. Não posso dizer que não aprovo pois das bolinhas de EVA, esse modelo foi o melhor que testei por enquanto. Ainda não testei a de microfibra. Resumindo: Aprovaria se não tivesse outra opção. Acredito que o melhor material ainda para se fazer uma bolinha é o feltro.

Postado por Valini

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

BRASIL É BI-CAMPEÃO SUL-AMERICANO NAS MODALIDADES BOLA 12 TOQUES E SUBBUTEO


Foi realizado nos dias 12 e 13 de Outubro na cidade de São Paulo -BR, o 4º Sul-Americano de Futebol de Mesa, que foi disputado nas modalidades 12 Toques e Subbuteo, tendo a FPFM - Federação Paulista de Futebol de Mesa, como organizadora do evento em conjunto com a CBFM - Confederação Brasileira de Futebol de Mesa sob a chancela da FISTF - Federation International Sports Table Football.


A competição marcou a estreia da Trivella Empreendimentos Esportivos como fornecedora oficial dos uniformes da seleção brasileira de futebol de mesa e foi realizada no Cisplatina Futebol Clube situado no bairro Ipiranga, cidade de São Paulo-SP.


No dia 12/10 tivemos a disputa da modalidade Bola 12 Toques. O Brasil atual campeão buscava o Bi-Campeonato. A forte seleção brasileira comandada pelo Professor De Franco formou com Quinho (Palmeiras), Michillin (Palmeiras), Robertinho (Clube Curitibano) e Thiago Penna (Vasco da Gama).


Os atletas brasileiros não deram chances aos argentinos e demonstraram a superioridade técnica em todos os confrontos. Michilin (BRA) 5 x 0 Edgar (ARG), Quinho (BRA) 7 x 2 Pesci (ARG), Robertinho (BRA) 5 x 1 Gonzalo Gomes (ARG) e Thiago Penna (BRA) 9 x 0 Murcilli (ARG).


Com a vitória o Brasil mantém a hegemonia na modalidade Bola 12 Toques, com dois títulos mundiais (2009 e 2012) e dois títulos sul-americanos (2012 e 2013).


No dia 13/10 o Sul-Americano teve prosseguimento com a disputa na modalidade Subbuteo. Se na 12 Toques o Brasil era apontado como favorito, o mesmo não se podia dizer no Subbuteo, onde a Argentina desembarcou em São Paulo com o status de atual campeã sul-americana e maior vencedora da América do Sul.


A seleção brasileira também comandada pelo Professor De Franco formou com Igor Quintaes (Vasco da Gama), Marcelo Lages (Vasco da Gama), Michilin (Palmeiras), Renato Barthez (S.A.V Maria Zélia), Rony Suzuki (Fênix-PR) e Ronaldo Marques (SAV Maria Zélia).


Em sua melhor atuação na modalidade, o selecionado brasileiro obteve 3 vitórias e um empate nas 4 partidas do confrontos e derrotou a Argentina pelo expressivo placar de 3 x 0, a maior vantagem obtida em todas as edições.


Com a vitória, o Brasil chegou ao seu segundo título Sul-Americano na modalidade Subbuteo (2011 - 2013) e igualou o número de conquistas argentinas. 


A Confedereción Sudamericana de Fútbol de Mesa confirmou a realização do V Sul-Americano de Futebol de Mesa na cidade de Rosário na Argentina no período de 11 até 13 de Outubro de 2014.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Vasco é bicampeão da america no Equipes

Tão logo acabou a disputa do Individual no dia 12, Palmeiras, Vasco e Rosário-ASR da Argentina, foram para as mesas em busca do título por Equipes. Na primeira rodada, vitória do alviverde paulista por 08 a 00 em cima do time argentino. Na rodada seguinte, foi a vez dos cariocas aplicarem 08 a 00 na equipe de Rosário. E na rodada que definiria o campeonato, Palmeiras e Vasco ficariam frente a frente.
            
O time paulista não contava com Jefferson. No sorteio dos jogos, os confrontos eram: Quinho (Palmeiras) X João Vitor (Vasco); Diney (Palmeiras) X Igor (Vasco); Mauro (Palmeiras) X Marcelo Lages (Vasco) e Michilin (Palmeiras) X Thiago Penna (Vasco).
            
Ao final da primeira etapa, tudo igual e jogo empatado em 04 a 04. Quinho vencia sua partida, com tranquilidade, por 3 a 1. Na mesa ao lado, Diney e Igor empatavam em 2 a 2. Empate também para Michilin e Thiago Penna (1 a 1) e Marcelo Lages vencia Mauro por 2 a 0.
            
Na medida em que o tempo ia passando, o Vasco se aproximava da conquista e, quando a “campainha” tocou pela última vez, mesmo com o chute errado de Thiago Penna, os vascaínos comemoraram a vitória por 05 a 03 nas mesas e o bicampeonato da América, com direito a muita emoção e lágrimas do carioca Igor, que dedicou a conquista a sua avó, que havia falecido durante a semana. Importante destacar que o título vascaíno veio na primeira derrota por Equipes do Palmeiras no ano. 

Os resultados foram:

Quinho 8 X 2 João Vitor
Diney 3 X 4 Igor
Michilin 2 X 2 Thiago Penna
Mauro 2 X 3 Marcelo Lages

Vasco é bicampeão da América

Fonte: http://blogdovalini.blogspot.com.br

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Alex Bahr conquista a América


A sede do Cisplatina, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, recebeu neste sábado  a segunda edição do Campeonato Sulamericano de Futebol de Mesa. Na categoria individual, o título ficou com Alex Bahr, botonista do Corinthians, que na final derrotou Thiago Penna, do Vasco. Na disputa entre equipes, o Clube de Regatas Vasco da Gama faturou o bicampeonato ao derrotar o Palmeiras na partida decisiva. Além disso, teve ainda o jogo entre seleções, em que o Brasil não encontrou dificuldades e atropelou a Argentina.

No período da manhã, 16 botonistas brasileiros foram divididos em dois grupos de oito, sendo que os cinco primeiros de cada grupo, mais o melhor sexto se classificavam para a etapa seguinte. Pelo Grupo A, Thiago Penna (RJ) atropelou seus adversários e avançou como primeiro colocado, em uma campanha com 100% de aproveitamento. Na segunda posição ficou o também carioca Rhaniery, com 15 pontos ganhos, seguido por Roberto Alves (AL), com 12 pts, Éder Sérgio (PE), com 10 pts e Renato Borges (GO), com 09 pontos. Foram eliminados: Vinícius (SP), com 07 pts, Baby (SP), 05 pts e Pedro Neto (SP), que somou apenas 03 pontos.

No Grupo B, a liderança terminou com o paulista Quinho, que anotou 14 pontos. Em segundo ficou Marcelo Lages (RJ), com 13, mesma pontuação de Alex Bahr (SP). Robertinho (PR) terminou em quarto lugar, com 12 pontos; Joaquim (AL), com 10 pts e João Pedro Gall (SP), com 08 pontos, também se classificaram. Já os botonistas Luiz Carlos (RJ), com 07 pts e Leandrin (SP), com 03, foram eliminados.

Após o intervalo do almoço, os botonistas classificados voltaram às mesas para o início do mata-mata. Nesta fase (oitavas), entraram quatro argentinos (Gonzalo, Sebastian, Claudio Murcilli e Edgar), além de Igor, na condição de atual vice-campeão Sulamericano.

Os confrontos foram os seguintes: Thiago Penna 5 X 0 Gonzalo; João Pedro Gall 1 X 6 Igor; Marcelo Lages 8 X 0 Sebastian; Roberto Alves 1 X 5 Joaquim; Quinho 6 X 0 Claudio Murcilli; Alex Bahr 7 X 4 Renato Borges; Rhaniery 5 X 0 Edgar e Éder Sérgio 1 X 2 Robertinho.

Os vencedores foram para mais um embate nas quartas de finais, que teve os seguintes jogos: Thiago Penna 5 X 3 Igor; Marcelo Lages (coma vantagem do empate) 3 X 3 Joaquim; Quinho 4 X 5 Alex Bahr e Rhaniery (com a vantagem do empate) 6 X 6 Robertinho.
            
Nas semifinais, em jogo amarrado, Thiago Penna se aproveitou da vantagem do empate e assegurou a vaga na final, ao empatar em 1 a 1 com Marcelo Lages. No outro confronto, Alex Bahr impôs seu Futmesa e carimbou a vaga na finalíssima, ao derrotar Rhaniery por 4 a 1.
            
Na disputa pelo 3° Lugar, Rhaniery venceu Marcelo Lages por 4 a 3 e na grande decisão, em um jogo de muitos chutes perdidos, Alex Bahr, de virada, derrotou Thiago Penna por 3 a 2, e se sagrou campeão da América.

O botonista carioca, que jogava pelo empate, ainda perdeu a última chance de decidir o campeonato na “campainha” da segunda etapa. Vale destacar também que a derrota na final, foi o único revés de Thiago Penna em toda a competição.
            
O título de Alex Bahr, como o próprio vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, Jorge Farah, afirmou na entrega da premiação, começa a ser descrito pela frase. “Os últimos serão os primeiros”. O botonista do Corinthians só conseguiu a vaga para o Sulamericano, no início da noite de sexta-feira (11), quando Farinha (Círculo Militar) anunciou que não poderia mais disputar a competição. Com isso, Alex Bahr herdou a vaga, pois era o primeiro suplente e acabou campeão.

A classificação do “Top 10” do II Sulamericano Individual de Futmesa foi a seguinte:

CAMPEÃO: ALEX BAHR (RJ)
Vice-Campeão: Thiago Penna (RJ)
3° Colocado: Rhaniey (RJ)
4° Colocado: Marcelo Lages (RJ)
5º Colocado: Quinho (SP)
6° Colocado: Robertinho (PR)
7° Colocado: Joaquim (AL)
8° Colocado: Igor (RJ)
9° Colocado: Roberto Alves (AL)
10° Colocado: Éder Sérgio (PE)

Os premiados no Individual

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Meninos despacha o Círculo e está na final do Paulista de Futmesa

O Meninos está na final do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 2013. A classificação foi conquistada neste domingo (6), com uma vitória, de virada, sobre o Círculo Militar, na casa do adversário. O destaque da partida foi Edu Santos, que anotou 10 em 12 pontos disputados.

A partida começou com o time de São Bernardo mostrando que a derrota do segundo turno não teve grande influência. Focados, os botonistas do Abc abriram 07 a 05 e mantiveram a vantagem com um empate em 06 a 06 na rodada seguinte. Na terceira rodada, o Círculo Militar devolveu os 07 a 05 e o jogo foi para o intervalo com o placar apontando empate em 18 a 18.

Na quarta rodada, o time do Ibirapuera aplicou novos 07 a 05 e passou a frente no placar. Foi aí que o Meninos começou a mostrar o seu poder de fogo. Em uma rodada praticamente perfeita, a equipe de São Bernardo anotou 09 a 03, virando o placar e chegando a última rodada com quatro pontos na frente. Mesmo assim, a equipe visitante soube se impor nas mesas e, com mais uma grande vitória, venceu a rodada por 08 a 04 e fechou o jogo em 40 a 32.

Festa do ABC em pleno Ibirapuera e classificação histórica para a grande final do Paulistão. “Tô muito feliz! Ganhar do Círculo aqui dentro é extremamente difícil, aliás, sem muito bem disso! Mas acho que o Meninos merecia a classificação. O pessoal está muito determinado”, declarou Edu Santos, que foi o principal nome da partida.

Na grande decisão do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa, o Meninos irá enfrentar o Palmeiras. O jogo está marcado para o dia 1º de dezembro, em local ainda não divulgado.

Copa Estado: Flamengo e Noroeste conquistam o acesso:

Também neste domingo, foram realizados os dois jogos de volta pela fase semifinal da Copa Estado de São Paulo. O Flamengo de Americana foi até Jacareí, perdeu a partida, mas conseguiu, de forma heroica, o acesso à elite do Futmesa paulista. No outro jogo, o Noroeste confirmou o favoritismo, voltou a vencer o Xv de Agosto e também se garantiu, pela primeira vez, na principal divisão do Estado.

Em Jacareí, o Flamengo encarou a Liga Jacareí com uma vantagem de 10 pontos, adquirida na primeira partida das semifinais. E o jogo foi eletrizante de início ao fim. A equipe de Americana administrou bem a vantagem nas duas primeiras rodadas, com dois empates em 05 a 05. Na terceira rodada, Jacareí venceu por 07 a 03, abrindo quatro pontos no jogo. Na rodada seguinte, mais uma vitória dos donos da casa, desta vez por 06 a 04, e a vantagem aumentava para seis pontos no geral. Na última rodada, nervos à flor da pele. Jacareí precisava vencer a rodada por quatro pontos de diferença e o Flamengo tentava segurar o ímpeto do adversário. Após 20 minutos de muito nervosismo e apreensão, a rodada terminou empatada em 05 a 05, e mesmo com Jacareí anotando 28 a 22 no placar final, a festa foi rubro-negra. Ismael (Flamengo) com sete pontos ganhos em 10 disputados foi o destaque do confronto.

Já na cidade de Bauru, o Noroeste recebeu a equipe do Xv de Agosto, sabendo que um simples empate já lhe garantia o direito de disputar a elite do Futmesa paulista no próximo ano. Mas a equipe de Bauru fez mais que isso. Em uma atuação convincente e brilhante, atropelou o adversário por 29 a 21, liquidando o confronto em apenas quatro rodadas.

O jogo começou com o Noroeste jogando “o fino da bola”. Logo na primeira rodada, o time de Bauru aplicou 09 a 01 e nem mesmo o revés de 06 a 04 na rodada seguinte, abalou o time da casa, que voltou a vencer com autoridade na terceira, por 07 a 03 e com outro 09 a 01, na quarta, fechava a partida. Na última rodada, a equipe do Xv de Agosto anotou 10 a 00, mas a vitória do Norusca já estava sacramentada. Ton, com 08 pontos anotados em 10 disputados, foi o craque do jogo.

Flamengo e Noroeste, já com o acesso garantido, farão agora a final da Copa Estado. O primeiro jogo será disputado dia 10 de novembro, em Americana e a grande decisão acontece no dia 1° de dezembro, na cidade de Bauru, uma vez que o Noroeste possui a melhor campanha.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

RIO DE JANEIRO SEDIOU III CAMPEONATO BRASILEIRO DE SECTORBALL - MODALIDADE SECTORBALL


Foi realizado neste final de semana, 05 e 06 de Outubro, na Divisão de Futebol de Mesa do CR Vasco da Gama, situada no Ginásio II do Estádio de São Januário, o III Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa (modalidade Sectorball), tendo a CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) e a FEFUMERJ (Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro), como organizadoras do evento.

 

No dia 05/10 foi realizada a disputa da categoria individual e o atleta vascaíno Marcelo Lages conquistou o Bi-Campeonato 2012/2013 ao vencer de forma invicta a competição que foi disputada no sistema de pontos corridos.

 

Lages terminou 1 ponto na frente de seu companheiro de equipe Weber Gomes que ficou com o Vice-Campeonato. Marcelo Coutinho do Bangu A.C terminou na 3ª colocação e o atleta vascaíno Rui que fez sua estreia na modalidade fechou o pódio com a 4ª colocação.

 

No domingo (06/10) foram realizados os nacionais de Duplas e Interclubes. A dupla vascaína formada por Robson Marfa & Weber Gomes conquistou seu primeiro título nacional de forma invicta, com duas vitórias e um empate.

 

A dupla vascaína formada por Igor Monteiro & Marcelo Lages que lutava pelo bi-campeonato ficou com a 2ª colocação. A dupla bi-campeã estadual formada por Lauro Couto & Marcelo Coutinho terminou na 3ª colocação e a dupla formada por Bruno Coutinho e Felipe Godinho finalizou o pódio com a 4ª colocação.

 

Na disputa interclubes a equipe vascaína formada por Marcelo Lages, Weber Gomes e Robson Marfa, chegou ao Tri-Campeonato 2011-2012-2013.

 

A equipe do Bangu A.C formada por Felipe Godinho, Lauro Couto e Marcelo Coutinho ficou com o Vice-Campeonato.

 

A VP de Regras Internacionais informa que em 2014 o Campeonato Brasileiro de Sectorball deverá ser realizado em conjunto com o Campeonato Brasileiro de uma de nossas regras nacionais. O Objetivo será difundir a modalidade européia de origem húngara entre os praticantes de Futebol de Mesa de outras modalidades,  visando o crescimento e fortalecimento da modalidade no Brasil.